Sábado para vacinar contra sarampo e febre amarela

PAM Central estará aberto das 8h30 às 16h30 para população se vacinar

0
Dia D será destinado à vacinação contra o sarampo e febre amarela

Assim como em todo o país, Candelária está mobilizada na Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Nesta primeira etapa, que iniciou no dia 10 de fevereiro e vai até o dia 13 de março, devem ser imunizadas pessoas entre 5 e 19 anos. Por conta dessa campanha, a secretaria municipal de Saúde realiza, neste sábado (15), o Dia D de vacinação.

Segundo a coordenadora de imunizações, Franciele Schwantz Moraes, além da vacina tríplice viral, que serve para proteção contra o sarampo, também serão disponibilizadas nesse Dia D, vacinas contra a febre amarela. Essas duas vacinas fazem parte do calendário básico de vacinação e a orientação é para que as pessoas procurem o setor de imunizações com a caderneta, caso tenham dúvidas.

Além do público-alvo da campanha, também devem se prevenir contra o sarampo aquelas pessoas que possuem entre 12 meses de idade e 29 anos, que não receberam duas doses da vacina (pode ser tríplice viral ou tetra viral), e entre 30 e 49 anos, que não receberam pelo menos uma dose das imunizantes. “As pessoas que se encaixam nessas faixas etárias e não receberam as doses, conforme recomendação do Ministério da Saúde, devem nos procurar”, destaca.

Atenção para febre amarela

O setor de imunizações da secretaria de Saúde está dando uma atenção especial também para a prevenção da febre amarela. Embora não tenha casos confirmados da doença no Rio Grande do Sul, neste ano, o alerta está aceso para os casos registrados em outros estados. Em Santa Catarina, por exemplo, duas pessoas foram diagnosticadas com febre amarela e, por isso, é necessário se prevenir.

Diante disso, Candelária, paralelo com a campanha do sarampo, está conferindo as cadernetas e vacinando quem ainda não recebeu nenhuma dose da imunizante contra a febre amarela. “Se recebeu uma dose já é o suficiente”, garante a coordenadora. A recomendação é para que todos os candelarienses acima de nove meses se imunizem.
A novidade neste ano, porém, é que as crianças com quatro anos precisam tomar uma dose de reforço.

“Mesmo que já tenham recebido um dose, crianças entre 4 anos e menores de 5 anos precisam tomar novamente”, ressalta. Além do Dia D, os interessados podem procurar o Posto de Atendimento Médico Central (Pam Central) de segunda a sexta-feira, das 7h30 até 11h30 e das 13h às 17h, para se vacinar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui