Sábado é o último dia para vacinar contra a poliomielite

Campanha encerra com Dia D, para incentivar a busca pela vacinação

0
Crianças de 1 a 5 anos devem fazer a vacinação contra a poliomielite. Foto: Fernando Cezar/JC

Com o intuito de imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos, acontece neste sábado (21), em todo o Rio Grande do Sul, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. Este também será o último dia da campanha, iniciada em outubro.

A mobilização, que já ocorreu no mês passado, pretende, em um único dia, incentivar a população a atualizar a situação vacinal, além de conscientizar a comunidade sobre a importância da imunização contra a poliomielite, o sarampo, febre amarela, caxumba, hepatites A e B, e todas as demais vacinas ofertadas nos postos de saúde. Ao todo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece cerca 18 vacinas para crianças e adolescentes, e todas estarão disponíveis para a atualização da caderneta.

Em Candelária, o Dia D ficará concentrado apenas no Pam Central, a partir das 8 horas, e se estenderá até às 17 horas, sem intervalo ao meio-dia. A intenção é de que a cobertura vacinal, que está em 54%, conforme dados da secretaria de Saúde do município, aumente. O número está abaixo da meta do Ministério da Saúde, estipulada em 95%, e abaixo da cobertura vacinal atual do Rio Grande do Sul, atualmente em 73%.

No Rio Grande do Sul, segundo dados registrados no início da tarde dessa quinta-feira (19), o Estado já contabiliza 390 mil crianças até cinco anos que receberam uma dose do imunizante. A expectativa é alcançar a meta de 95%, faltando cerca de 140 mil crianças para receber a vacina.

CAMPANHA
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta iniciou no dia 5 de outubro. O grupo alvo da vacinação contra a pólio são crianças de 1 ano a 5 anos de idade. Para a multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente.

Saiba mais

>> O QUE: Dia D Campanha vacinação contra a poliomielite e multivacinação
>> QUANDO: Sábado (21), das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia;
>> ONDE: Apenas no PAM Central, na Rua 25 de Agosto
>>QUEM DEVE RECEBER: Crianças de 1 a 5 anos, no caso da poliomielite e crianças e adolescentes até os 15 anos para a multivacinação;

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here