Sábado é o Dia D de vacinação contra a poliomielite

Ação será centralizada no PAM Central, das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia

0
Crianças de 1 a 5 anos devem fazer a vacinação contra a poliomielite. Foto: Fernando Cezar/JC

Afim de imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos, acontece neste sábado (17), em todo o país, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e de Multivacinação. A mobilização pretende, em um único dia, incentivar a população a atualizar a situação vacinal além de conscientizar a comunidade sobre a importância da imunização contra o sarampo, febre amarela, caxumba, hepatites A e B, e todas as demais vacinas ofertadas.

Em Candelária, o Dia D irá ocorrer somente no Pam Central a partir das 8 horas, e se estende até às 16 horas, sem intervalo ao meio-dia. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Franciele Schwantz, a expectativa é de que a comunidade compareça em peso para a vacinação. “Muita gente busca pelo sábado de Dia D para que seus filhos recebam as vacinas, por isso acreditamos que haverá boa procura”, destaca.

O Dia D vai movimentar cerca de 40 mil postos de saúde pelo país. De acordo com o Ministério da Saúde, serão disponibilizadas todas os tipos de imunização do calendário nacional de vacinação. Ao todo, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece cerca 18 vacinas para crianças e adolescentes.

CAMPANHA
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e de Multivacinação para atualização da caderneta iniciou no dia 5 de outubro. A campanha se estenderá até o dia 30 deste mês e tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagens, o qual não é detectado desde o ano de 1990 no país, além de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes e aumentar as coberturas vacinais.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças de 1 ano a 5 anos de idade. No município, a aplicação das vacinas está sendo feita apenas no Pam Central, das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. Até esta sexta-feira (16), a secretaria de Saúde está oportunizando o atendimento em horário estendido, até às 21 horas, para que os pais que trabalham durante o dia possam levar os seus filhos – que se enquadram na idade exigida -, após o horário de serviço. Esse horário especial não será ampliado para o restante da campanha devido à baixa demanda.

Para a multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente, para diminuir o risco de doenças imunopreveníveis e reduzir as taxas de cartão vacinal incompleto, fato que somado à pandemia, baixou os índices de cobertura não só no município, mas como no país todo.

No município, as duas primeiras semanas de campanha têm sido de pouco movimento. “No início estava bem devagar, agora as pessoas tem vindo até aqui em maior quantidade. Há momentos durante a manhã onde há um bom fluxo, onde os pais precisam esperar um pouco, mas nada que atrapalhe o andamento”, ressalta Franciele.

SAIBA MAIS

>> O QUE: Dia D Campanha vacinação contra a poliomielite e multivacinação

>> QUANDO: Sábado (17), das 8h às 16h sem fechar ao meio-dia;

>> ONDE: Apenas no PAM Central, na Rua 25 de Agosto

>>QUEM DEVE RECEBER A IMUNIZANTE: Crianças de 1 a 5 anos, no caso da poliomielite e crianças e adolescentes até os 15 anos para a multivacinação;

CAMPANHA: Iniciou no dia 5 e vai se estender até o dia 30 de outubro;

>> A aplicação das vacinas está sendo feita apenas no PAM Central, das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. Até esta sexta-feira (16), a secretaria de Saúde está oportunizando o atendimento em horário estendido, até às 21 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here