
Escaldantes! Assim podem-se definir as temperaturas previstas para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Desde a última sexta-feira (28), as máximas estão subindo de forma gradativa, com máximas até próximas dos 40°C em algumas cidades. Candelária, por exemplo, teve 37°C neste sábado (29), com sensação térmica de 41°C.
Porém, o calor deve ficar ainda mais forte e chegar a níveis extremos. De acordo com Metsul Meteorologia, as projeções atuais indicam que as temperaturas poderão ser históricas especialmente entre os dias 31/12 e 03/01, entre 41°C e 44°C em diversas regiões, incluindo o Vale do Rio Pardo e Porto Alegre. Muitas cidades tenderão a bater recorde de temperatura para o começo do ano. Paralelamente, a sensação térmica poderá superar os 50°C, fenômeno semelhante ao ocorrido há algumas semanas no interior do Paraná. Tais dados são considerados alarmantes. Caso se confirme tamanha intensidade, será fundamental a hidratação, uso de filtro solar e o cuidado com a exposição solar.
Como é normal no verão gaúcho, toda essa situação tem tudo para proporcionar viradas no tempo. Já para este domingo (30), existe a possibilidade de temporais acompanhados de vendavais, granizo e altos volumes em um curto período. A precipitação será causada por uma forte instabilidade na Argentina e no Uruguai. Todavia, em solo gaúcho, a distribuição vai ser irregular, podendo ou não atingir todas as regiões. Em municípios do Sul e da Fronteira, já pode chover pela manhã. Nos demais locais, o sol brilhará forte e o aquecimento sera rápido. Máxima de 38°C na Terra do Botucaraí.
