Revitalização do Darcy Martin terá início semana que vem

Depois de diversos problemas e abandono, obras estão previstas para iniciar na segunda (23)

0
Estádio Dacy Martin deverá oferecer um local para prática esportiva na área central. Foto: Foto: Arquivo/JC

Aguardada pela comunidade há muitos anos, a revitalização do estádio Darcy Martin, popularmente conhecido como “Campo do Juventude”, que atualmente sofre com o abandono, falta de cuidados e com o descaso por parte do poder público candelariense, finalmente irá sair da lista de promessas. Na última semana, a empresa vencedora da licitação da obra, a Marion & Cia Ltda, informou à prefeitura que deve começar os trabalhos já nesta segunda-feira (23).

A ideia, neste momento, é dar a partida na primeira etapa do projeto, prevista para ter sido iniciado em abril deste ano, mas que, em função da pandemia de covid-19, precisou ser postergada. “A obra já devia estar pronta, mas como tivemos o fator da pandemia, estávamos vivendo um cenário incerto onde os recursos precisaram ser realocados em outras áreas, e assim tivemos que colocar a revitalização em segundo plano, mas agora foi possível retomar o seu andamento”, declarou o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann.

Para a primeira etapa estão previstas a execução de trabalhos mais emergenciais, como limpeza e roçada de toda a área, a construção de uma pista de caminhada, a recuperação do alambrado do estádio e da copa, além do nivelamento do campo. Também deve receber reparos na iluminação externa, assim como os banheiros e os vestiários recuperados. Ao todo, o custo da obra será de R$ 166.131,66 aos cofres públicos, valor, inclusive, já empenhado.

De acordo com Mallmann, a expectativa é de que a primeira parte da revitalização encerre em cerca de três meses. “Sabemos da importância do Darcy Martin para a comunidade, é um espaço agora público e que vai poder voltar a ser um lugar para realizarmos eventos e outras ações”, destacou. O secretário afirmou também que com a primeira etapa da revitalização concluída, o espaço já poderá ser utilizado pela comunidade, seja para fazer sua caminhada, ou qualquer outra atividade.

A pasta ainda está prevendo, com a conclusão do serviço, incluir a utilização do campo no calendário esportivo do município do ano que vem. “O Juventude, historicamente sempre foi um estádio utilizado pela comunidade na disputa de campeonatos e decisões do esporte candelariense e é isso que queremos resgatar já para o próximo ano”, destacou.

RELEMBRE

>> No ano passado, o projeto chegou a ser iniciado, mas teve de ser interrompido logo no começo devido à reforma do Ginásio Walter Filter, que era a prioridade no momento. Na época, o ginásio teve a verba frustrada e para que a reforma fosse feita, os recursos livres que estavam destinados ao Darcy Martin foram utilizados na revitalização do ginásio.

>> Desde então, o estádio vem convivendo diariamente com o descaso, invasões e abandono, influenciado pela pandemia de covid-19, que impediu reformas emergenciais.

>> Há cerca de um mês o local acabou se tornando um depósito temporário de resto de asfalto, doado pela EGR e utilizado no calçamento e recuperação de estradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui