
Após dua semana com bandeira amarela no modelo de Distanciamento Controlado imposto pelo Governo do Rio Grande do Sul, a região de Santa Cruz do Sul, a qual está o município de Candelária, voltou a ser classificada como bandeira laranja, que significa risco médio de contaminação do novo coronavírus.
A mudança se deu, principalmente, devido ao aparecimento de uma bandeira preta na variação do número de novas hospitalizações (saiu de três para oito entre as duas últimas semanas) e de uma bandeira vermelha na variação do número de leitos de UTI disponíveis para atender Covid-19 na macrorregião (houve redução de 57 para 39).
A nova bandeira impõe maiores restrições à capacidade de atendimento do comércio e funcionamento de indústrias, as quais deverão atender, nesta próxima semana, com 50% da sua capacidade.
Além da região, outras duas que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passaram para laranja (risco médio): Ijuí e Santa Rosa Na atualização divulgada neste sábado (6), apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo de laranja para amarela. Com isso, a nova versão do mapa tem apenas quatro áreas em amarelo – Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Taquara –, o restante das regiões está com risco médio. Ou seja, pela quarta semana consecutiva, não há risco alto (bandeia vermelha) nem altíssimo (bandeira preta) no Estado.
Essas novas bandeiras são válidas a partir de segunda-feira (8) até o domingo seguinte (14). Para consultar o mapa com a cor de cada cidade e os protocolos que regram o funcionamento de mais de cem atividades econômicas criados pelo governo do Estado, acesse https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.