A região de Santa Cruz do Sul, da qual Candelária faz parte no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, voltou para a classificação de bandeira laranja. A mudança ocorre uma semana após a região ter sido classificada como bandeira vermelha e ter seu pedido de recurso negado.
Os municípios da região, desde a tarde dessa quinta-feira (27), já estavam adotando as regras mais flexíveis de bandeira laranja em quatro setores, o que foi possível após a aprovação do plano estruturado de gestão compartilhada do Distanciamento Controlado, aceito pelo governo estadual.
De acordo com o governo do Estado, nesta 17ª rodada do modelo, o Vale do Rio Pardo apresentou melhora na avaliação de dois indicadores – que abrangem dados específicos dados específicos da região – e piora em outro. A melhora foi nos indicadores de Velocidade de Propagação e de Capacidade de Atendimento da Macrorregião dos Vales. Com isso, a região apresentou redução da média ponderada final para dentro dos
parâmetros que determinam a bandeira final na cor laranja.
DADOS GERAIS
Nesta 17ª rodada do Distanciamento Controlado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo foram classificadas em vermelho. As outras 11 regiões estão com bandeira laranja (risco médio).
Dos 240 municípios (do total de 497) classificados em bandeira vermelha, 113 cidades (562.251 habitantes, 5% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, sem necessidade de recurso, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias