
Uma senhora que não gosta muito de aparecer na mídia, mas que ama ajudar os animais. Essa é a Dona Olga Maria Lenz, que aos 71 anos dedica boa parte de sua rotina para cuidar de animais abandonados. Em sua residência e em um canil construído justamente para abrigar os cães e gatos, atualmente, a professora aposentada cuida de 64 cachorros e 30 felinos. Todos eles retirados das ruas e com idades já avançadas.
Para auxiliar os gastos com rações, medicamentos e veterinários para os animais, algumas voluntárias que trabalham com Dona Olga no cuidado com os bichos decidiram criar uma campanha na internet para arrecadar dinheiro. A ação foi lançada na plataforma online ‘Vakinha’, que é destinada para esses tipos de campanhas. A ideia segundo as organizadoras é arrecadar pelo menos R$ 5 mil até o dia 14 de maio.

A vaquinha foi colocada em ação pelas voluntárias Marina Madalena, Camila Silveira e Sabrina Pereira. Segundo Marina, o objetivo é arrecadar o valor para dar uma ajuda a Dona Olga que faz um trabalho muito bacana pela a causa animal. “A gente vê no dia a dia que este é um trabalho bem delicado. As pessoas não se conscientizam que aqui na casa dela não é uma ONG, que ela não recebe auxílio financeiro de ninguém. Os animais que estão aqui precisam se alimentar”, comenta Mariana.
A campanha lançada no dia 13 de fevereiro ficará disponível até o dia 14 de maio para arrecadar as doações. Quem quiser colaborar com qualquer valor pode entrar na plataforma e seguir os passos para concluir as doações. Basta acessar o site www.vakinha.com.br e digitar na pesquisa “Dona Olga e sua turminha”. O número de identificação é 472704.

Duas décadas dedicadas ao cuidado dos animais
A professora aposentada que ocupa boa parte de sua rotina para cuidar dos animais há mais de 20 anos lembra como tudo começou. Desde pequena ela gostava de bichos, mas foi no ano de 2000 que ela e um grupo de amigos iniciaram um trabalho grandioso na cidade: retirar os animais abandonados da rua. Embora, o grupo Sociedade Amigos do Reino Animal (Sara) nunca tenha sido registrada oficialmente, e os amigos tenham se separado, Dona Olga segue até hoje cuidado dos animais velhos abandonados.

Mesmo que seja bastante conhecida na cidade por conta de sua ação, ela não quer holofotes. “Não faço mais que a minha obrigação, aliás, cuidar dos animais deveria ser uma obrigação de todos nós”, afirma Olga, que chegou a ter 136 animais abrigados, mas conseguiu reduzir o número de bichos. Tudo que é gasto para cuidar dos animais e manter eles limpinhos é tirado do seu próprio bolso. Sem contar o pagamento dos salários dos dois funcionários que cuidam da manutenção e limpeza dos espaços onde os bichos vivem.
O objetivo desse trabalho, segundo Olga, é conscientizar as pessoas a também cuidar dos bichos. Contudo, em inúmeras vezes, largaram animais em frente à sua residência. “Parece que quanto mais fazem propaganda, mais eles abandonam. Se tu não tens condições de pegar um cachorro, então não pega. Um animal não é um objeto de descarte”, ressalta Olga. É importante deixar claro que Olga, não está recebendo novos integrantes e mantém o cuidado apenas dos mais velhos que estão no local.
Quer ajudar, então clique aqui e faça sua doação. Os animais agradecem!
