A prefeitura de Candelária, por iniciativa da primeira-dama Gabriela Butzge, em parceria com a secretaria de Assistência Social e Habitação e a secretaria de Saúde do município, deu início a um projeto de confecção de máscaras de tecido, os quais serão disponibilizados para a população nos próximos dias. A produção teve início na última quinta-feira (9) e está sendo realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras Aconchego), no Bairro Ewaldo Prass.
O objetivo é realizar uma produção em larga escala das máscaras para que boa parte da população possa estar preparada e protegida para a chegada do coronavírus ao município. Ao todo, são cerca de seis funcionários voluntários, que se dividem em funções como corte dos tecidos e a própria costura. São utilizados tecidos de algodão 100%, fornecidos pelo gabinete da primeira-dama, e também tecido de TNT, estes adquiridos pela pela Saúde. As máquinas utilizadas são da Assistência Social.
As máscaras prontas deverão ser enviadas ao Centro de Atendimento para Pacientes com Sintomas Respiratórios, localizado no antigo prédio do colégio Ulbra/Concórdia. Lá irá ocorrer a distribuição dos produtos, que será feita para pacientes e também interessados em adquirir os artigos de proteção. O trabalho segue até quando for necessário, ou quando o material de produção se esgotar. Até o momento, foram feitas 74 máscaras na quinta-feira e, na manhã de hoje (13), mais de 50.