Centenas de fiéis devem se reunir neste domingo, 2 de fevereiro, para comemorar a data que celebra a padroeira do município, Nossa Senhora da Candelária. Como em todos os anos, a celebração é preparada durante quatro dias, encerrando com a tradicional caminhada de orações pelas ruas centrais da cidade.
As comemorações à padroeira iniciaram já nessa quinta-feira (30), com a missa de abertura do tríduo de preparação da Romaria, a qual contará com mais duas missas, uma na noite de hoje, a partir das 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, e outra na noite deste sábado (1º), no mesmo horário e local. O ponto alto das comemorações é a Romaria. A procissão será realizada no domingo (2), com saída programada para às 19h, no CTG Sentinela dos Pampas, onde ocorre a concentração dos romeiros.
Os fiéis iniciarão a procissão na Rua Gaspar Silveira Martins, entrarão na Avenida Getúlio Vargas, e seguirão pela Avenida Júlio de Castilhos, até chegar à Igreja Matriz, onde será realizada uma missa para celebrar Nossa Senhora de Candelária e haverá uma benção a São Brás, padroeiro contra as doenças da garganta, que tem o seu dia celebrado no dia 3 de fevereiro.

ANO JUBILAR
Neste ano, a caminhada também será especial em virtude do ano jubilar da Igreja, que completa 120 anos de existência no município. Para celebrar, a organização está comercializando candeias (pequenas lâmpadas a óleo) para que os fiéis insiram suas velas da esperança, comumente usadas na procissão, e não se preocupem com a chance de ela apagar com o vento.
As candeias estão custando R$ 19,00 e podem ser adquiridas na secretaria da paróquia nas cores preta, bege, azul e rosa. Segundo o padre da paróquia Nossa Senhora da Candelária, Lucas Del Osbel, cerca de 200 candeias já foram comercializadas.
Mudanças no percurso e celebração da data
Neste ano, ao contrário do último ano, quando a procissão iniciou defronte à escola Gastão Bragatti Lepage, no Centro, e seguiu em direção à Igreja Matriz, a Romaria passará por nova alteração no percurso.
De acordo com o padre Lucas, a mudança ocorreu, mais uma vez, em função da realização do concurso da Musa do Sol, que ocorrerá no mesmo dia da procissão. “É uma estratégia diferente ao que realizamos nos últimos anos. A ideia principal é não causar transtornos, pois sabemos que o fluxo de veículos no centro será grande em razão do concurso, então optamos por fazer a procissão em um novo trajeto para que tudo ocorra bem”, comentou.
Cada uma das três celebrações é voltada a uma temática diferente, mas sempre tem o mesmo propósito: enfatizar a liturgia que representa a data, a qual também se comemora o dia de Nossa Senhora dos Navegantes e também a Nossa Senhora da Luz. Conforme o calendário cristão, o 2 de fevereiro é a data que marca os 40 dias após o Natal, dia do nascimento de Jesus Cristo.
De acordo com o padre, a celebração, também é uma data para se comemorar a luz, no caso Jesus Cristo. “É um dia que celebramos a Nossa Senhora em vários cantos do mundo e relembra o desafio que ela aceitou para se tornar a mãe de Cristo”, explica. A data, representa também o tempo de purificação no qual as mulheres passam para se recuperar do parto, o que nos dias atuais, é significado pelo período de quarentena que todas as mães passam após dar à luz.