A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, juntamente com a Brigada Militar, realizou na manhã desta sexta-feira (9), a primeira apreensão de cavalos nas ruas da cidade após a assinatura do convênio que prevê o recolhimento dos animais soltos nas estradas de Candelária.
Foram apreendidos dois animais na rua 25 de Agosto, próximo ao PAM Central, que foram encaminhados para o depósito da Agrocande, localizado em uma área longe do centro. Os donos dos cavalos deverão se apresentar junto à secretaria de Agricultura, no departamento de meio ambiente, em até três dias para resgatá-lo, no entanto, o proprietário precisará pagar uma multa, no valor de dois VMR, o que equivale a R$ 210,00 atualmente. Além disso, será necessário assinar um termo de compromisso. Porém, se ninguém reclamar a posse depois dos três dias, os animais serão encaminhado para adoção.
ENTENDA
Na última quarta-feira (7), o Poder Executivo, através da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, firmou um convênio com a empresa Agrocande, vencedora da licitação, para que seja feito transporte, a chipagem e o acolhimento de animais soltos no perímetro urbano. A lei abrange a presença de cavalos em rodovias que circundam a cidade, como a ERS-400, a ERS-410, a RSC-287, a VRS-849, conhecida como Rua da Praia, e a VRS-858, que liga a localidade de Linha do Rio a 287, e, ainda, de ruas do município.
Para o cumprimento da lei, a secretaria de Meio Ambiente vai ter o apoio da Brigada Militar para realizar abordagens esporádicas aos proprietários de cavalos, moradores da zona urbana. Nessas abordagens, também será realizada a chipagem de alguns cavalos, em uma metodologia de amostragem. No chip, constarão informações sobre o dono, como nome, endereço e estado do animal.
Muito bom !!!
Várias vidas serão poupadas..!!