Foi em setembro, através de uma amiga, que o casal de agricultores Claudionir Carlos e Tamires da Rosa Carlos ficaram sabendo da linha de crédito Pronaf Habitação. O programa, destinado aos pequenos produtores rurais, oportuniza financiamento a ser utilizado para construção de moradia, ampliação ou reforma.
Assim, os dois começaram a pensar na possibilidade de transformar o sonho de aumentar a casa, que fica no Arroio Lindo, em realidade. O primeiro passo foi procurar mais informações junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), de Candelária. Lá encontraram o tesoureiro Adilo Schuck que, segundo ele, cumpriu o papel do sindicato. “A gente acolhe o agricultor e a proposta dele, auxilia na elaboração do projeto técnico e na contratação da operação de crédito. Somos o início e o meio do processo. O fim é o banco, que analisa e libera o crédito”, explicou.
Claudionir e Tamires passaram por todas essas etapas e assinaram, na tarde da última quinta-feira (5), o contrato do Pronaf Habitação. Eles são a terceira família candelariense a aderir ao programa. “Vimos como uma oportunidade. Se não fosse com o Pronaf Habitação, ainda íamos precisar juntar muito mais dinheiro para ampliar nossa casa”, contou Claudionir. A possibilidade de ter mais espaço para brincar anima, também, a filha do casal, Emilly, de 4 anos. O projeto de ampliação prevê mais uma cozinha, um banheiro, uma área e uma garagem.
SAIBA MAIS
O Pronaf Habitação permite que os beneficiários tenham acesso a crédito de até R$50 mil para construção, ampliação ou reforma de moradia dentro da propriedade rural. Nesse programa, a taxa de juros é de 4,6% ao ano, com prazo de reembolso de até 10 anos.
A possibilidade está disponível no Banco do Brasil. Para acessar o Pronaf Habitação, os produtores precisam ter a carta de aptidão ao Pronaf e encaminhar um projeto – assinado por um técnico – via STR.