
Sem receber uma chuva substancial desde o mês de janeiro, o município de Candelária já apresenta efeitos da estiagem. Segundo levantamento da Agrican, a média histórica de fevereiro e março no município é de 324 milímetros. Nos dois meses o acumulado de chuva totalizou apenas 52 milímetros, ou seja, apenas 16% da média dos últimos 22 anos.
Por conta disso, os efeitos da estiagem vão além das produções agrícolas. Os moradores do interior também estão enfrentando a falta de água para consumo próprio e para os animais. Os poços e os açudes não estão concentrando mais quantidade suficiente do líquido para garantir o abastecimentos das famílias e também matar a sede dos animais.
Para amenizar a falta, a prefeitura de Candelária instalou um tanque de cinco mil litros em um caminhão caçamba para levar água até o interior do município. A tarefa ficou à cargo da Defesa Civil e desde o dia 11 de março eles percorrem de segunda à segunda às residências. Conforme o coordenador da Defesa Civil, Alcioni Silva de Castro, praticamente todas as localidades já solicitaram entrega de água.
Ainda conforme o coordenador, em média, são seis cargas de água entregues por dia, que totalizam 30 mil litros. “Quando são localidades mais próximas a gente consegue levar até nove cargas em um único dia, mas na grande maioria são propriedades mais distantes e daí conseguimos no máximo três pela manhã e três na parte da tarde”, comentou Castro.
O serviço de entrega de água começou a ser feito pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária, contudo o caminhão utilizado acabou estragando. Desde então, a prefeitura iniciou as entregas e não parou mais. “São tantos pedidos que estamos atendendo com dois dias de atraso. As pessoas que solicitam na segunda-feira só recebem na quarta e a demanda só aumenta”, comentou.
COMO SOLICITAR ÁGUA?
A prefeitura não cobra frete para levar água até a propriedade, contudo, a pessoa precisa comprar a quantidade de água necessária na Corsan. O metro cúbico custa R$ 6,38. No tanque da prefeitura cabe cinco mil litros. Portanto, uma carga de água custa R$ 31,90.
Depois de efetuar a compra, a Corsan emite um autorização, por e-mail, para que a prefeitura possa abastecer o tanque e realizar a entrega até a propriedade.