Prefeitura intensifica ações para frear aumento de casos de covid-19

Medidas vão desde a circulação de agentes de saúde, até a restrição de acesso ao Parque de Eventos e da Prainha

0
A partir desta sexta-feira (4), fiscalização será intensificada para dispersar aglomerações e incentivar os cuidados; Foto: Arquivo/JC

A última atualização, na sexta-feira (27), do modelo de Distanciamento Controlado já mostrava a real situação da expansão da covid-19 pelo Estado. Na ocasião, todas as regiões foram classificadas como bandeira vermelha. Tal panorama revelou números assustadores e levou o Estado a agir. A cogestão foi suspensa e uma série de medidas foram adotadas, como a suspensão das festas de final de ano, a suspensão dos campeonatos amadores, além da restrição do funcionamento de bares e restaurantes até as 22h.

Em Candelária, a prefeitura manteve o mesmo tom das decisões do governo do RS. Todas as medidas referentes à bandeira vermelha começaram a ser impostas e mais outras ações vão começar a ser implantadas a partir desta sexta-feira (4). A primeira delas, conforme a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, é no que diz respeito à fiscalização. Agentes de saúde, além de fiscais da vigilância sanitária voltarão às ruas para reforçar medidas de distanciamento e o uso obrigatório de máscaras.

Outra ação é referente ao Parque de Eventos Itamar Vezentini. O local será fechado para a entrada de carros, sendo permitido apenas o acesso de pessoas que forem praticar caminhada. A Prainha também é outro local que contará com restrições em alguns pontos.

A fiscalização nesses locais, principalmente no Centro, e na parte noturna, terá apoio da Brigada Militar, que vai atuar de maneira efetiva na dispersão de aglomerações a partir deste fim de semana. O decreto do governador Eduardo Leite autoriza isso e a secretaria de Saúde vai lançar mão dessa “ferramenta”.

Segundo o capitão da Brigada, Ricardo Mori, as ações já foram definidas e a BM faz mais um apelo à comunidade, para que tenham atenção – e cumpram – os protocolos de higiene e distanciamento social. A intenção não é acabar com as festinhas, mas, sim, evitar uma situação caótica no sistema de saúde.

DENÚNCIAS
Para que a população também colabore, a secretária destaca que denúncias podem ser feitas para combater aglomerações, festas ou outros problemas.
Para isso, a prefeitura está disponibilizando um número de whatsapp, que vai facilitar ainda mais essa função: (51) 99691-5708.

Também é possível fazer denúncias para o telefone da vigilância sanitária 3743-8154 ou tirar dúvidas junto ao telefone 3743-8155, canal disponibilizado desde o início da pandemia para a comunidade. Ainda é possível fazer denúncias junto ao número 150, lançado pelo Estado nesta semana. “A gente pede para que as pessoas não extrapolem ao usarem as ferramentas de denúncias, pois temos uma equipe reduzida”, salientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui