
A prefeitura de Candelária vai entregar, a partir desta segunda-feira (11), kits de irrigação para famílias para famílias do interior. Os kits foram enviados pelo governo federal, a partir do Programa Segundo Água, e deverão ser entregues para 34 famílias que já foram beneficiadas, na primeira etapa do programa, com a construção de açudes.
Com o objetivo de auxiliar as famílias beneficiadas em meio à estiagem, os kits vão servir para levar a essas pessoas as ferramentas necessárias para usufruir dos benefícios de uma irrigação de qualidade na própria propriedade. A entrega dos kits será feita pela secretaria de Transportes, Obras Públicas e Trânsito e acompanhada pela Emater de Candelária.
De acordo com chefe do escritório local da Emater, Sanderlei Pereira, as famílias beneficiárias do programa ainda receberão um curso programado para os dias 22 e 23 de junho, que será organizado pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar/RS. “Valorizamos o programa de irrigação, que ganha especial destaque numa época de tanta carência de água em todo o estado”, comentou Pereira. Para o chefe do escritório local, o projeto irá servir também para conscientizar os produtores locais sobre a importância da irrigação, de forma que se sintam motivados para avançar neste caminho em suas propriedades.
OS KITS
Os kits de irrigação são compostos por uma caixa d’água de 1.000 litros, bomba d’água submersa, cabo para fiação elétrica, tubulação para condução da água do açude até a caixa d’água e até a área irrigada, filtros, registros, tubos gotejados para uma área irrigação de até 1.000m² e todas as conexões e peças necessárias para a montagem do sistema.
O Programa Segunda Água
O Programa Segunda Água é resultado de convênio entre o Ministério da Cidadania e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e tem como objetivo garantir acesso a água para produção no meio rural a populações em situação de vulnerabilidade social, de forma a promover a segurança alimentar e hídrica. A operacionalização é feita com a construção cisternas e microaçudes, e instalação de pequenos sistemas de irrigação. Serão beneficiadas 2,7 mil famílias de 68 municípios gaúchos, com investimentos de R$ 26,2 milhões.