Prazo para troca de placas pelo padrão Mercosul é prorrogado

Processo vai ser feito de forma gradual entre os dias 03 e 31 de dezembro em todo o Brasil

0
Foto: Divulgação/JC

O prazo para o início do emplacamento de veículos no padrão Mercosul foi alterado para o dia 17 de dezembro no Rio Grande do Sul. Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a prorrogação atende ao pedido dos Detrans de diversos estados, inclusive do Rio Grande do Sul. Anteriormente, a medida entraria em vigor no último sábado (1°).

A partir de agora, será estabelecido um calendário entre os estados brasileiros para realizarem a mudança de forma gradual. Esse processo começa nesta segunda-feira (3) e vai se estender até o dia 31 de dezembro.

O número insuficiente de empresas habilitadas para fabricar as novas placas foi o principal motivo para a solicitação dos Detrans. Por exemplo, no RS, apenas duas organizações estão cadastradas para fabricar as chapas-base e 84 para estampar. Porém, a maior parte não concluiu o credenciamento junto ao Detran estadual. Enquanto o processo não for finalizado, a confecção fica inviabilizada.

Prevista nas resoluções 729,733 e 745 do Contran, a atualização do modelo das placas visa unificar os veículos registrados nos países que integram o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai). A placa vai ser obrigatória apenas para os novos veículos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição.

Os veículos que possuem as placas de modelo atual (cinza) não tem data-limite para se adaptar. Dessa forma, poderão circular normalmente. O preço do emplacamento ficará a cargo de cada empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui