Prazo para parcelar o IPVA 2020 em até três vezes encerra nesta sexta-feira

0
Foto: Arquivo JC

Quem pretende parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2020) em até três vezes tem até esta sexta-feira (31), para realizar o primeiro pagamento. O proprietário que optar por essa modalidade de pagamento terá desconto de 3% sobre o valor da primeira parcela. As próximas duas serão em fevereiro, até 28, e em março, até o dia 31. Na segunda parcela o valor será de 2% e na terceira de 1%.

Ainda há a opção de pagar de forma antecipada o valor integral do Imposto. O desconto total neste caso pode ser de até 22,4%, considerando a redução de 3% pela antecipação e a soma das vantagens Bom Motorista e Bom Cidadão, que são acumuláveis.

No Bom Motorista, os proprietários que não receberam multas nos últimos três anos terão 15% de desconto. Já os que estão há dois anos sem infrações terão 10% e quem não foi multado no último ano terá 5%. Já o Bom Cidadão dará aos condutores inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, terão desconto de até 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF.

A consulta de dados relativos aos veículos, como valores a pagar, multas e pendências podem ser acessados no site do IPVA ou no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS -, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

O pagamento do IPVA 2020 pode ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e agências lotéricas da Caixa. Basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam do veículo.

Taxas

A taxa de licenciamento do veículo, multas de trânsito e o seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) podem ser pagos separadamente do IPVA. Um tributo não interfere no pagamento do outro.

Serviço

Quem paga?

Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2000.

Como pagar?

Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar? 

No Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (loterias) e Banco do Brasil (somente para clientes).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui