A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (21) o segundo relatório de balneabilidade da temporada de verão 2018-2019. Na nova versão do documento, a quantidade de pontos considerados impróprios para banho no Rio Grande do Sul subiu para 15, ante 12 da semana passada.
Desses, oito estão localizados na Praia do Laranjal, em Pelotas, onde a análise é feita pela Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). São eles: Santo Antônio –Restaurante, Balneário dos Prazeres, Colônia Z-3, Valverde – Pontal da Barra, Valverde Trapiche, Valverde Aki Pizza, Santo Antônio – Rua Bagé e Santo Antônio – Avenida Rio Grande do Sul.
O Balneário Carlos Larger, a Prainha de Candelária não passou no teste dessa semana e momentaneamente e é considerada IMPRÓPRIA PARA BANHO. Essa conclusão foi feita com base na qualidade da água coletada do Rio Pardo nos últimos dias, que constatou a presença de mais de 800 Escherichia Coli (tipo de bactéria presente nos coliformes fecais e potencial causadora de gastroenterite e/ou infecção urinária), a cada 100 ml. A indicação também é negativa quando o valor obtido na última amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes ou 2 mil Escherichia coli por 100 ml.
Na região, a Praia Nova, localizada no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul, também não apresenta condições de balneabilidade. Os demais pontos são: Praia Passo Real, em Dom Pedrito, Balneário de Mata, em Mata, Balneário Distrito de Ernesto Alves, em Santiago, Praia da Barrinha, em São Lourenço do Sul, e Balneário Rebelo, em Tapes. No Litoral, a situação, por enquanto, é tranquila.
Pelo segundo ano consecutivo a Fepam utiliza o aplicativo com informações sobre a qualidade das águas em balneários gaúchos. Desenvolvido com o apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o serviço também disponibiliza as condições de segurança para banho e a previsão do tempo. O objetivo é modernizar e facilitar a comunicação com os veranistas.
O serviço pode ser acessado pelo computador ou no modo web app, não sendo necessário fazer download em lojas de aplicativos. Os web apps são uma espécie de atalho na tela do celular e tem a vantagem de ser mais leve, não ocupar a memória, consumir menos internet e operar normalmente mesmo em lugares com pouco sinal. O serviço funciona nos sistemas Android e iOS. Para ter o aplicativo no seu celular, basta acessar o site e criar o atalho.