
O governo federal declarou transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional. A informação apareceu em uma portaria assinada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e publicada nesta sexta-feira (20), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Transmissão comunitária é chamado o estado de contaminação no qual é impossível identificar a origem da infecção. A partir disso, a portaria estabelece que pessoas com mais de 60 anos só devem sair de casa para a realização de atividades imprescindíveis. Caso contrário, é determinado que não utilizem transportes coletivos, além de não frequentar eventos com muitas pessoas. Não há punição para quem descumprir as regras.
Outra determinação da portaria é que pessoas com sintomas respiratórios fiquem em isolamento domiciliar por até 14 dias e, mais que isso, não estabeleça contato com as demais pessoas que moram no local. Caberá ao paciente fornecer informações sobre os sintomas, bem como sobre quem mora com ele. Caso deixe de comunicar, estará sujeito a responsabilização civil e criminal.
São considerados sintomas, segundo a portaria: tosse seca, dor de garganta e dificuldade respiratória. Os sinais podem estar acompanhados de febre ou não. No documento assinado pelo ministro da Saúde diz que há necessidade de fazer “todos os esforços” para reduzir o contágio pelo Covid-19 e, sobretudo, segmentar os atendimentos. A ideia é que casos leves fiquem nos postos de saúde e situações mais graves em serviços de urgência e emergência.