Período de matrículas na rede municipal inicia na próxima segunda-feira

Neste ano, inscrições dos alunos devem ser feitas de forma online; período vai do dia 7 ao dia 30 de dezembro

0
Processo de rematrículas será automático; confirmação de vaga será entre 26/01 a 05/02. Foto: Arquivo/JC

Não é novidade para ninguém que 2020 é um ano atípico em relação as mais diversas atividades em função da pandemia de covid-19, contudo, inúmeros processos seguem, mas adaptados aos novos tempos. Um desses processos está à caminho e deve fazer com que os pais ou responsáveis pelos seus filhos fiquem atentos: o período de pré-matrícula, matrícula e rematrícula nas escolas municipais.

A secretaria municipal de Educação divulgou, nesta semana, as datas da pré-matrícula das escolas do município, as quais devem ser realizadas entre os dias 7 e 30 de dezembro.
Neste ano, para facilitar aos pais e responsáveis, além dos gestores do setor de matrículas e promover o distanciamento social em razão da pandemia, o processo de matrículas dos alunos na rede municipal de ensino será diferente. Anteriormente os responsáveis tinham a necessidade de se encaminhar até as instituições e fazer a inscrição presencialmente. Mas, a partir das 8h da próxima segunda, a mesma matrícula poderá ser feita de forma online, apenas acessando o site da prefeitura municipal, na aba “Processos seletivos”.

SISTEMA
O sistema é uma inovação e é muito similar ao utilizado para matrículas na rede estadual de ensino. Os pais e responsáveis só precisam preencher o formulário que será disponibilizado com os documentos necessários. Após o preenchimento, os pais precisam aguardar até o período entre 26 de janeiro e 5 de fevereiro, o qual será destinado a confirmação das matrículas. Esta deve ser feita presencialmente na escola onde foi solicitada a inscrição.

Conforme a responsável pelo setor de Escrituração Escolar, Adriela Machado, o sistema já havia sido pensado anteriormente e a intenção é de ter um maior controle sobre o todo o processo. “Foi uma necessidade e que vai facilitar o nosso trabalho na central de vagas, assim como dos pais para a realização da matrícula”, destacou.

ALTERNATIVA
Adriela ainda salienta que aqueles pais que não tiverem acesso à internet ou que não entendam o sistema, podem realizar a matrícula diretamente nas escolas ou procurar a secretaria de Educação. “É uma alternativa, pois é o primeiro ano de implementação do sistema, e dúvidas podem surgir, por isso quem quiser pode procurar a escola onde tem interesse de fazer a matrícula e o corpo diretivo irá auxiliar”, explica.

Documentação necessária e ingresso

No sistema no site da prefeitura, apenas é pedido para que informe de forma correta a documentação, bem como se existe alguma doença ou se recebe algum benefício. Na confirmação da matrícula, obrigatoriamente, os pais deverão levar a certidão de nascimento das crianças, carteira de vacinação, CPF, comprovante de residência no nome do responsável, histórico escolar (se houver para ingresso no ensino fundamental), cartão do bolsa família e o número de identificação social (Nis), que pode ser adquirido no setor responsável da secretaria de Assistência Social e Habitação, e em caso dos pais serem separados, levar o termo de tutela.

INGRESSO – O ingresso na educação infantil e fundamental ainda deve ser realizado conforme a idade. No pré I, apenas podem ser inscritas crianças com idade entre 4 anos completos e 4 anos e 11 meses realizados até o dia 31 de março, já no pré II, apenas crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses, assim como no 1º ano do ensino fundamental, onde as crianças devem ter 6 anos completos até a data em questão. Todas as crianças nestas faixas etárias devem estar na escola, obrigatoriamente, como determina a recomendação do governo federal.

Já a rematrícula de alunos já matriculados nas instituições serão automáticas. Processos de transferência de escolas ainda não teve o período divulgado.

AULAS
Em função da pandemia decovid-19, as aulas estão suspensas e devem voltar apenas em 2021.A ideia é de que, no próximo ano o modo de ensino, que hoje é remoto, seja modificado para um sistema híbrido, que deve consistir em metade do tempo em aula online e a outra metade com aulas presenciais.

Hoje, o município possui 20 instituições de ensino, dessas quatro são de educação infantil (Emeis), seis são escolas polo – instituições que atendem da educação infantil ao nono ano -; e ainda 10 escolas multisseriadas, localizadas no interior de Candelária. Ao todo, são 2.185 alunos com matrícula ativa na rede municipal.

Fique por dentro

Confira a documentação necessária para pré-matrícula e matrículas novas na Educação Infantil/Pré-Escola e Ensino Fundamental. São exigidos os documentos originais e cópia, apenas na hora da confirmação da vaga, que ocorre entre os dias 26 de janeiro e 5 de fevereiro

>> Certidão de Nascimento da criança;
>> Histórico Escolar e Atestado de Transferência;
>> Carteira de Vacinação da criança, em dia;
>> CPF da criança;
>> Comprovante atualizado de endereço no nome do/a responsável legal;
>> Cartão do Bolsa Família do aluno (se for beneficiado) e cartão NIS;
>> Laudo médico para os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação;
>> CPF e Cédula de Identidade (RG) dos pais ou responsável legal;
>> Termo de guarda ou responsabilidade legal, atualizado, em caso de pais separados.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui