Passagem de meteoro agita gaúchos de diversas regiões

Corpo celeste foi avistado na noite desta quinta-feira (6) e agitou as redes sociais

0
Corpo celeste chamou a atenção dos gaúchos. Foto: Reprodução/Bramon

Moradores de dezenas de cidades gaúchas relataram,  na noite desta quinta-feira (6), o avistamento de um possível meteoro que atravessou o céu de várias regiões do Rio Grande do Sul. Conforme os comentários publicados nas redes sociais a partir de 22h30, o corpo celeste possuía uma grande cauda de fogo, cruzou a atmosfera e se desintegrou em partes menores até desaparecer rapidamente. Houve até mesmo quem tenha dito que ouviu barulho de explosão e sentiu as janelas e paredes tremerem.  Na região, o fenômeno foi observado e salientado em Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Passa Sete

                     

Vídeo: Divulgação/Bramon

De acordo com os esclarecimentos publicados pela Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), inicialmente havia a hipótese de que se tratava da reentrada de lixo espacial na atmosfera. Todavia, não estava previsto nada nesse sentido para esta data ou próxima. Entretanto, a confirmação ocorreu após uma análise mais detalhada dos vídeos registrados na estações da rede e das publicações dos usuários nas redes sociais. Tratou-se de fato de um Bólido ( meteoro extremamente brilhante e que explode na atmosfera) e o ápice teria ocorrido no oeste do Estado.

Pelo que foi apurado até a publicação deste texto, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial que pesava entre 7 e 12kg e teria surgido a cerca de 57 km  de altitude nas proximidades do município argentino de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, o corpo celeste se deslocou a uma velocidade média de 13,64 km por segundo até atingir a atitude de 27 km, perto da cidade gaúcha de Jari.

Não procedem, portanto, as informações de que o objeto espacial teria atingido o solo do noroeste do Estado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here