A expectativa de crescimento nas vendas de produtos de Páscoa pelos supermercados gaúchos não se confirmou. De acordo com o balanço divulgado neste domingo (21) pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, houve um estagnação na comercialização dos ovos de chocolate, bombons e outros alimentos típicos do período.
Entretanto, o resultado não chegou a surpreender. Longo afirmou que a aposta do varejo foi alta no volume de compras, baseado na ocorrência da data festiva em abril (período de maior frio, propenso ao consumo de chocolates) para antecipar a exposição de itens típicos e despertar mais cedo o espírito de Páscoa nos gaúchos. “O que percebemos, entretanto, foi uma concentração muito grande das compras na última semana, já que cerca de 80% dos gaúchos adquiriram os produtos de Páscoa nos últimos dias”, observa.
De acordo com o dirigente da Associação, a quinta-feira (18) que antecedeu a Sexta-feira Santa foi o melhor dia de vendas do mês de abril para os supermercados. “Os supermercados adquiriram 5% mais ovos de chocolates do que em 2018, e a sobra deste produto foi de exatamente 5%. Alguns supermercados ainda vão comercializar estes itens nos próximos dias, dependendo de negociações com os fornecedores”, explicou.
Mesmo que em linhas gerais as vendas de Páscoa não tenham crescido, alguns produtos registraram boa procura e atingiram as expectativas de incremento em vendas: as caixas de bombom (+4%), a carne para churrasco (+4%) e as bebidas (+3,5%), além dos pescados comercializados para a Sexta-feira Santa (+5%), foram alguns dos destaques. “Entre os ovos de chocolate, as opções menores e mais baratas, com até 150 gramas, foram as líderes em vendas”, explica Longo.
Dia das Mães
Outra data importante para as vendas dos supermercados, o Dia das Mães, ocorrido sempre no segundo domingo do mês de maio, deverá alavancar novas oportunidades para o segmento varejista gaúcho. Além das carnes para churrasco, sobremesas e outros alimentos para o almoço em família, o setor deverá liderar a comercialização de pequenos presentes, como caixas de bombons, flores e vinhos, para a data. “Estimamos um crescimento de cerca de 2% para o Dia das Mães”, projeta Longo.
Fonte: Agas