
Candelária será o primeiro município da região Central do Estado a sediar um projeto-piloto que visa a realização de exames preventivos de câncer de próstata e de colo de útero aos homens e mulheres rurais. Cidades de outras regiões também estão sendo contemplados nessa fase inicial de desenvolvimento. Na tarde da última terça-feira (14), foi firmada uma parceria entre o Sindicato Rural de Candelária, laboratórios, Secretaria de Saúde e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para realização de ações educativas de promoção social voltadas à saúde.
O Senar vai ofertar 350 exames gratuitos aos moradores da zona rural. Nos próximos meses, serão realizadas palestras e outras atividades de conscientização sobre a importância de ir ao médico regularmente. O público-alvo da iniciativa são homens entre 40 e 80 anos e mulheres com idades entre 25 e 64 anos. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sandra Gewehr, as faixas etárias foram escolhidas por conta da alta incidência de casos das doenças em cada uma delas, bem como o risco elevado. Além disso, o foco no interior se justifica acontece por conta da dificuldade maior de acesso ao conhecimento sobre as doenças e das formas de prevenção.
Como vai funcionar
O procedimento será diferente para homens e mulheres. No caso masculino, os laboratórios Candelária, Richter, Pasqualotto e J&R ficarão responsáveis pelo exame PSA, que consiste na coleta do sangue e identifica eventuais alterações na próstata. Vão ser disponibilizados 200 exames. As equipes da secretaria de Saúde, por sua vez, assumirão os trabalhos referentes ao Papanicolau, exame no qual são coletadas células do colo do útero para análise.
Está prevista para o dia 5 de julho, durante a Semana do Município, um grande encontro das famílias rurais no parque de eventos Itamar Vezentini. No cadastramento do evento, os homens e mulheres serão encaminhados para os respectivos exames. Eles receberão orientações sobre o procedimento e terão 15 dias para se dirigir aos laboratórios e procurar as equipes da Saúde. Após essa etapa, haverá um mutirão para verificação dos resultados e estratégias serão adotadas a partir daí. De antemão, a ideia é dar continuidade ao projeto.
O Senar estará com uma carreta na atividade em julho, na qual vai oferecer testes rápidos de hepatites virais, sífilis, HIV, pressão arterial, além de vacinação para todos os públicos. Conforme Sandra, a programação do projeto ainda vai ser definida nas próximas semanas. “Em uma época de recursos limitados e grandes esforços para a manutenção dos serviços, iniciativas como essa do Senar são um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Ficamos muito felizes pela saúde de Candelária ter sido escolhida”, afirmou Sandra.