Músicas de alto nível, repertório eclético e interpretações magníficas. Isto foi o que a Orquestra de Candelária apresentou ao público de Cachoeira do Sul no começo da noite deste domingo (9). Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao centro histórico do município para prestigiar os artistas candelarienses, em uma apresentação que integrou os festejos natalinos daquele município.
O show começou por volta das 20 horas e durante uma hora foi marcado por uma dezena de canções de grandes ícones da música gaúcha, brasileira e internacional. Desde o ritmo gaudério do Grupo Rodeio, passando pelas bandinhas, música italiana, Chitãozinho e Xororó, Roberto Carlos, Milionário e José Rico até chegar em Tina Turner e Whitney Houston.
Neste caso, vale destacar a apresentação da vocalista Patrícia Steffanello, que arrancou gritos e uma intensa salva de palmas da plateia com o clássico “I Will Always Love You”. O momento emocionou a muitos e rendeu até mesmo troca de carícias entre os casais mais apaixonados. Além do vocal e dos instrumentos, os artistas apostaram na irreverência e se caracterizaram a caráter em determinadas ocasiões. Destaque para a “materialização” de Elvis Presley.
O maestro da Orquestra de Candelária, Alan Wagner, afirmou que a receptividade dos cachoeirenses é sempre interessante e que foi ainda maior dessa vez (eles estiveram pela primeira vez em anos anteriores). Além disso, serve de inspiração para constante aprimoramento.
Ele destacou ainda a proximidade entre os municípios, outro fator que fortalece o contato.”É uma grande honra para todos nós estarmos na cidade. Sem dúvidas, é uma das plateias que mais interage conosco e o que vimos hoje foi sensacional”, salientou.
Vocalista, Patrícia Steffannello, que já trabalhou em uma rádio local, se disse muito feliz e e emocionada por ter retornado ao município, onde tem muitos amigos. Para ela, um dos segredos para o sucesso da orquestra é a ampla mistura de ritmos, pois agrada a todos e proporciona a certeza de um grande entretenimento.
Sobre o grupo
Mantida pela Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo (Accev), a Orquestra de Candelária foi criada em 2014 e atualmente é composta por 24 integrantes, de idades variadas. Os instrumentos mais tocados são trompete, trombone e saxofone, além da presença de cantores, tecladista e baterista. O grupo se apresenta por diversas cidades gaúchas.
Fotos e vídeo: Marcel Lovato/JC