
O Natal remete a muitas tradições. No que diz respeito a segurança pública, não é diferente. Em todo o Estado, durante o mês de dezembro, a Brigada Militar realiza a Operação Papai Noel. Em Candelária, a potencialização do policiamento vai começar na semana que vem e se estenderá até o dia 31 deste mês.
A operação consiste em reforçar o efetivo e as ações de policiamento em todos os eixos comerciais do município. De acordo com o capitão da Brigada Militar de Candelária, Ricardo Mori, os policiais já estão orientados sobre a operação e, nos próximos dias, será feita uma rearticulação do planejamento operacional, para que comece definitivamente. Foi mapeada toda a cidade e elencados todos os eixos comerciais, de modo que, na operação, não será incluída somente a Avenida Pereira Rego.
A Brigada Militar vai atuar nas áreas de maior movimentação de pessoas, trabalhando em duas linhas para evitar a ocorrência de crimes, durante o horário comercial. Conforme o capitão, trata-se de visibilidade e prevenção e prevenção qualificada. “A primeira significa que eles estarão sendo vistos e também observando tudo ao seu redor. Já a segunda se dá através da intervenção motivada por suspeita intuída”, explicou.
Os policiais estarão preparados para observar placas de veículos, indivíduos em atitudes suspeitas e outras situações incomuns. Além disso, a Brigada Militar vai manter a conduta de repressão imediata ao pós-delito. Isto é, busca por suspeitos que tenham efetuado crimes.
A expectativa, no entanto, é de que não haja muitas ocorrências, tendo em vista a queda de boa parte dos indicadores criminais, como furto, roubo e furto de veículos. “É uma redução considerável, que tem tendência a se manter em declínio”, analisou.
RECOMENDAÇÕES
Capitão Mori espera poder contar com a colaboração da população durante a Operação Papai Noel, seja para denunciar ou para se proteger. Segundo ele, a comunidade pode ajudar passando informações para o telefone 190, a respeito de pessoas estranhas, veículos de fora do município, etc. “Tudo é aproveitável e salutar para o nosso trabalho. Às vezes, uma informação serve para outra situação que também esteja sendo observada por nós”, disse.
Outro tipo de colaboração diz respeito aos cidadãos se autoprotegerem e manterem um comportamento que não os tornem alvos de criminosos, durante as compras ou em circulação pelo Centro. Apesar de não ocorrerem muitos roubos a pedestre aqui, o capitão orienta a evitar o manuseio de pertences, como celular ou grandes volumes de dinheiro, na rua. “Outra recomendação é que idosos peçam auxílio de um familiar para fazer compras ou ir ao banco, para que não seja lesado”, apontou.