OMS suspende testes com cloroquina e hidroxicloroquina contra a Covid-19

Decisão leva em conta pesquisa divulgada na última sexta-feira (22), que não apontou eficácia contra a covid-19

0
Medicamento é utilizado no Hospital Candelária no tratamento de casos confirmados e suspeitos de coronavírus. Foto: Fernando Cezar/JC

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, nesta segunda-feira (25), que suspendeu temporariamente testes com a cloroquina e a hidroxicloroquina para tratar pacientes com a Covid-19. A decisão foi tomada dentro dos ensaios Solidariedade, iniciativa internacional com 35 países coordenada pela OMS para buscar tratamentos contra a doença.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a suspensão foi determinada depois de um estudo publicado na sexta-feira (22) na revista científica “The Lancet”. A pesquisa apontou que não houve eficácia das substâncias contra a Covid-19 e detectou risco de arritmia cardíaca nos pacientes que as utilizaram.

A OMS afirmou que o quadro executivo do Solidariedade, composto por 10 países, vai analisar dados disponíveis globalmente sobre as drogas, que são usadas para tratar malária e doenças autoimunes. “Eu quero reiterar que essas drogas são aceitas como geralmente seguras para uso em pacientes com doenças autoimunes ou malária”, destacou Tedros.

Ele afirmou, ainda, que os outros testes dos ensaios Solidariedade vão continuar – a suspensão refere-se apenas às pesquisas com a cloroquina e a hidroxicloroquina. Segundo a OMS, 3,5 mil pacientes de 17 países estão participando dos ensaios, e mais de 400 hospitais de 35 países estão recrutando pessoas para fazer parte dos estudos.

Em Candelária, o medicamento é utilizado no tratamento de pacientes que internam no Hospital Candelária. Ele é utilizado junto com azitromicina, um antibiótico, e tamiflu, que é um antiviral. A medicação é utilizada desde os primeiros sintomas e apenas para aquelas pessoas que internam na casa de saúde, seja suspeito ou caso confirmado da doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui