
Na edição desta sexta-feira (25) do JC, noticiamos que a quantidade de incêndios em estufas de tabaco na safra 2018-2019 já havia empatado com a anterior: 23. Entretanto, um novo caso foi registrado enquanto o jornal estava na impressão e elevou os índices para 24 ocorrências, superando assim os números do último período. Como estamos ainda no mês de janeiro, se trata de uma incidência alta.
Desta vez, o sinistro ocorreu em uma propriedade localizada em Linha do Rio, interior do município, por volta das 23h15 desta quinta-feira (24). As chamas consumiram 414 varas, o que significou a perda de 55 arrobas. Assim como a produção, a estrutura foi atingida, o que aumentou os prejuízos. Cerca de 2400 litros de água foram utilizados na operação.
De acordo com o presidente do Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária, Arzélio Strassburger, antes da corporação chegar, uma pessoa tentou jogar água com um balde para conter o fogo, mas acabou sofrendo queimaduras. A vítima foi atendida no Hospital Candelária.
Como existe a previsão de forte calor para os próximos dias, o risco é alto para a ocorrência de outros sinistros. Por isso, a atenção — e principalmente os cuidados— precisam ser redobrados, principalmente com a secagem do fumo e manutenção da estufa em boas condições.