Fortalecer os laços com a comunidade candelariense é um dos objetivos do novo capitão da 4ª Companhia da Brigada Militar de Candelária. Ricardo Antonio Garske Mori, 40 anos, assumiu o comando na semana passada. Com 22 anos de experiência na Brigada Militar, ele espera desenvolver um bom trabalho frente à companhia que integra Candelária, Vale do Sol e Herveiras.
Mori também irá responder pela 5ª Companhia de Sobradinho. O novo capitão assume no lugar de Douglas Ferreira de Oliveira, que estava lotado em Sobradinho, mas respondia por Candelária. Natural de Cachoeira do Sul, Ricardo Antonio Garske Mori já atuou como soldado e sargento, trabalhando no policiamento na Serra Gaúcha e também no Batalhão de Polícia Rodoviária.
Por atuar na região do 35º Batalhão de Polícia Militar de Cachoeira do Sul já conhecia Candelária, que na visão dele é um município tranquilo. “É uma comunidade com pessoas extremamente ordeiras, mas existem pontos cruciais, aqueles que se faz mais necessário a presença policial”, analisou o comandante. Segundo ele, a maioria dos crimes que ocorrem por aqui como furtos, roubos e até mesmo homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas.
Para tentar coibir esses crimes, Mori acredita na filosofia de patrulhamento comunitário. “Comunidade e polícia precisam trocar informações e isso já vem acontecendo aqui. O cidadão não pode por si só agir, ele tem que recorrer ao órgão público. A BM é parceira sempre, pois carregamos isso no nosso lema: a força da comunidade”, ressaltou.
Além da participação da comunidade em passar informações através dos canais de comunicação da BM – os telefones 190 e 3743.116, ou até mesmo nos grupos de WhatsApp da Patrulha Comunitária do Interior (PCI)-, o capitão adiantou que serão intensificadas ações nas áreas comerciais e residenciais para evitar roubos e furtos. “Nossas patrulhas estão orientadas em desenvolver um policiamento bastante ostensivo, pois o crime não para”. Além disso, será intensificado as abordagens a veículos como medidas de prevenção.
O novo capitão acredita que a Brigada Militar e os outros órgãos precisam trabalhar juntos. “A Brigada é apenas um órgão dessa cadeia da segurança pública. Nós, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e o próprio Executivo Municipal precisamos trabalhar em conjunto, pois tenho a certeza de que os resultados serão bem mais satisfatórios”, ressaltou.