Novas doses da vacina contra a covid-19 começam a ser distribuídas nesta segunda

Neste novo repasse, o Vale do Rio Pardo, receberá 3,2 mil doses da vacina de Oxford

0

O envio às regionais de todo o Estado do lote com cerca de 116 mil doses da vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, irá  iniciar nesta segunda-feira (25). Esse lote será direcionado ao grupo de trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a doença.

As doses chegaram a Porto Alegre por volta das 9h30 de ontem (24), em voo vindo do Rio de Janeiro. A carga foi levada à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES. A distribuição para as 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) será feita por transporte rodoviário e aéreo, com o apoio da frota de aviões e helicópteros da Secretaria da Segurança Pública do Estado. Foram recebidas 11,6 mil frascos, sendo que cada um com capacidade para a aplicação de 10 doses.

Este é o segundo tipo de vacina contra a covid-19 liberado para uso no país até o momento. Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac recebidas segunda-feira passada (18), já são cerca de 457 mil doses encaminhadas ao RS.

A vacina da Oxford/AstraZeneca, que tem no Brasil acordo com a Fiocruz, tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as doses, terá todo a quantidade recebida já distribuída para uso. Até chegar o momento da segunda dose dos vacinados, um novo lote já deve estar disponível pelo Ministério da Saúde.

Será possível vacinar com a primeira dose cerca de 61% dos trabalhadores da saúde, cerca de 254 mil de um total estimado de 407 mil pessoas. Nesta fase, a prioridade entre esse público seriam aqueles profissionais que estão mais expostos ao vírus, no atendimento a pessoas com a doença ou a suspeita em UTI, na rede de urgência e emergência (Samu e Unidades de Pronto Atendimento), ambulatórios de covid-19, entre outros.

Neste novo repasse, o Vale do Rio Pardo, referenciado pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, vai receber 3,2 mil doses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here