Nestor Ellwanger anuncia a saída do Progressistas

Destino do vice-prefeito vai ser o PSB. Ato de filiação vai ocorrer na noite desta sexta-feira (31)

0
Trajetória de 45 anos no partido teria sido encerrada por divergências internas. Foto: Marcel Lovato/JC

As movimentações partidárias em Candelária não param. Prova disso é que a cada semana surge uma novidade nos bastidores políticos locais. Novamente, o Progressistas possui relação com esse cenário. Dessa vez, no entanto, não se trata de uma chegada, mas, sim, da saída de um importante nome: o vice-prefeito Nestor Rubem Ellwanger, o Rim. O ato sublinha algumas especulações que haviam se fortalecido nos últimos tempos.

Em entrevista concedida ao JC na tarde dessa quarta-feira (29), Ellwanger explicou que estava há aproximadamente 45 anos na sigla, desde a época em que a denominação era “Arena”. A justificativa para o encerramento do vínculo duradouro teria sido a ocorrência de divergências internas motivadas por pensamentos incompatíveis.

Sem citar nomes e entrar em detalhes, ele afirmou que “não há espaço para dois, tampouco é possível disputar posição”. Sendo assim, optou por deixar o partido a fim de evitar um desgaste maior. Todavia, o vice-prefeito garante que a despedida não foi marcada por ressentimentos. “Não tenho nada contra ninguém do Progressistas, julgo importante deixar isso bem claro. Quero registrar meu agradecimento ao partido e me despeço com a certeza da construção de uma sólida trajetória”, afirmou Rim. Como filiado do partido, ele atuou durante mais de 30 anos como assessor parlamentar e esteve à frente da secretaria de Turismo, Cultura e Esporte entre 2014 e 2015.

Eleições no horizonte

Nestor Ellwanger não deve ficar muito tempo sem partido. Pelo contrário. O destino do vice-prefeito vai ser o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o mesmo do prefeito Paulo Butzge. Por volta das 19 horas desta sexta-feira (31), na sede da AABB, ele vai se filiar oficialmente à sigla e promete trazer consigo outros nomes que até pouco tempo também faziam parte do Progressistas.

Sua chegada ao partido ocorre após sucessivos convites realizados pelo presidente Juarez Cândido, o próprio Paulo Butzge e demais membros. “Além das portas terem sido abertas, levei em conta a ótima relação que tenho com os principais componentes, em especial a harmonia com o prefeito, visto que jamais tivemos quaisquer atritos nesses anos de caminhada lado a lado na administração municipal”, salientou Rim.

À reportagem do JC, o vice-prefeito confirmou que pretende disputar as eleições de 2020, tanto que deve se colocar à disposição para uma pré-candidatura ao Executivo. Como ainda é relativamente cedo para se aprofundar no assunto, não há, segundo ele, uma definição sobre o outro componente da eventual chapa.

“Rim vai engrandecer o nosso partido”

De acordo com o presidente do PSB de Candelária, Juarez Cândido, o ingresso de Nestor Ellwanger engrandecerá o quadro do partido no município, especialmente por sua longa trajetória política de mais quatro décadas, o que lhe confere uma importante experiência. “Não só para mim, mas todos os integrantes do partido ficam imensamente satisfeitos pelo Rim ter escolhido ingressar na sigla. Esse fato vai contribuir para a consolidação do PSB como um dos maiores do municípío. Além disso, reforça a nossa intenção de formarmos uma chapa majoritária para o pleito de 2020”, salientou o presidente.

Juarez celebrou também o fato dos dois principais membros da administração municipal estarem agora na mesma sigla, o que vai contribuir muito para as discussões do futuro, bem como aproximá-los ainda mais.

Outras chegadas

Embora tenha optado por não divulgar outros nomes, Juarez garante que o ato de filiação desta noite será amplo, com a chegada de integrantes oriundos de outros partidos, além de algumas caras novas. São esperadas em torno de 300 pessoas, a capacidade máxima da AABB. Até o fechamento desta edição, haviam confirmado presença no evento o presidente estadual do PSB, Mário Bruck, os deputados federal e estadual, Heitor Schuch e Elton Weber, respectivamente, além do coordenador regional, Fabiano Dupont.

Para o próximo pleito, Juarez adianta que uma das atenções do partido estarão voltadas para aumento da representatividade na Câmara de Vereadores, hoje com quatro cadeiras. “Formaremos uma nominata muito reforçada para ampliarmos nossa presença dentro do legislativo”, garante o presidente. Mais detalhes serão conversados na convenção prevista para julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui