Necrotério é reformado e ganha cara nova

Numa iniciativa da funerária Madre Teresa, espaço ganhou eletrodomésticos, pintura e até internet Wi-Fi

0
Necrotério foi todo remodelado com novos eletrodomésticos, ar-condicionado e uma cortina de ar. Foto: Fernando Cezar/JC

Uma iniciativa da Funerária Madre Teresa, em parceria com a secretaria de Transportes, Obras Públicas e Trânsito, vai proporcionar uma repaginada total no necrotério do Cemitério Municipal de Candelária. O local, que há muito tempo não recebia qualquer tipo de investimento do poder público, e até era alvo frequente de furtos e vandalismo, tem passado por reformas e, até o final do mês, vai estar disponível para uso da população com uma estrutura bem diferente da anterior.

Todo o espaço foi restaurado: uma pintura totalmente nova foi feita, foram instalados um aparelho de ar-condicionado e também uma cortina de ar; novas cadeiras, bancos e mesas foram adquiridos e já estão disponibilizadas no local; eletrodomésticos também foram comprados pela funerária e colocados no necrotério, como um novo fogão, um frigobar, micro-ondas, além de uma nova pia para a cozinha.

No salão também já foi instalado um sistema de som, que não existia neste lugar, bem como instalado internet Wi-Fi para as famílias que precisarem fazer o uso do espaço. Até um altar para as preces foi construído.

Os banheiros também entraram no plano de reforma. Os dois espaços receberam nova pintura e a instalação de equipamentos de higiene como um secador de mãos automático a ar e um porta sabonete líquido. Para que a obra fique pronta, faltam ainda a troca das portas internas do local, e a instalação de novos portões.

Conforme o secretário de Transportes, Obras Públicas e Trânsito, Marlon Wohlenberg, a reforma só foi possível graças ao investimento da empresa. “Foi uma gentileza feita pela funerária Madre Teresa. Estamos tentando trazer melhorias para o cemitério, mas uma obra como essa, com todo o investimento e com os equipamentos de primeira qualidade que foram instalados, veio como uma mão na roda, por isso agradecemos a iniciativa”, destacou.

O secretário ainda frisa que o local se encontrava em um estado precário para quem fosse utilizá-lo. Em 2019, inclusive, após ser invadido, os eletrodomésticos foram furtados, junto de algumas portas de metal. Mas agora, com tudo que já foi feito, Wohlenberg destaca que o local trará muito mais conforto, principalmente àquelas famílias que não possuem recursos financeiros para utilizar de outros locais privados, como a capela da Igreja Católica. “A iniciativa vai dar um alento às famílias, vai se tornar um lugar melhor para que as pessoas que utilizam o necrotério – as quais na maioria são de baixa renda – tenham um maior conforto, pois elas também merecem”, ressalta.  O necrotério já está liberado para a realização de velórios.

Foram adquiridos um fogão, frigobar e instalado rede de internet Wi-Fi. Foto: Fernando Cezar/JC

OBJETIVO
O proprietário da funerária Madre Teresa, Milton José Weber, conta que o objetivo principal do investimento da empresa no espaço público não é fazer do local prioritário para uso da funerária, mas sim mostrar que a empresa se preocupa com as pessoas e a comunidade e que quer oferecer um conforto maior às famílias em um momento difícil. “Essa é a filosofia da Madre Teresa, mostrar que a empresa também tem seu lado humano e que busca o conforto das pessoas em meio as suas perdas”, comenta.

O investimento da empresa, que atua há cerca de 14 anos no município, gira em torno de R$ 30 mil e foi uma iniciativa do sócio-gerente da Madre Teresa de Candelária, Marcelo Hörbe Weber. De acordo com Milton, o investimento também vem de encontro a uma série de novidades previstas pela empresa, como a locação de uma capela próxima ao Cemitério Municipal que também está em reformas. “Queremos levar ao município o padrão que temos em Cachoeira do Sul, onde nós somos líderes no mercado, para assim garantir maior comodidade, alento e apoio necessário para as famílias que utilizarem estes locais”, disse.

Investimento também na segurança

Para garantir que tudo seja utilizado da melhor forma e episódios como os registrados nos últimos tempos não voltem a ocorrer, todos os equipamentos instalados estarão protegidos. Tanto portas e janelas, como os objetos instalados dentro do local, foram reforçados com grades de metal para impossibilitar a retirada dos itens por vândalos ou ladrões. Além disso, câmeras de vigilância vão guarnecer o local.

Wohlenberg acredita que segurança não será o problema, visto que desde o mês de maio, diversos reparos foram feitos para conter a entrada de invasores pelo muro lateral e portões, como era rotina diária no cemitério. “Depois que aumentamos a altura do muro não tivemos mais nenhuma ocorrência. Conseguimos restringir muito a ação das pessoas que vandalizavam o cemitério e os túmulos, então dá para se dizer, que com a colocação das grades, assim como as reformas no cemitério como um todo, vão ajudar a manter o local do jeito que ele for entregue”, salientou o secretário.

Já o proprietário da Madre Teresa, Milton José Weber, destacou que apesar de ter feito o investimento, ficou um pouco com o pé atrás sobre fazer a reforma devido ao histórico negativo de vandalismo que o necrotério possuía. “A gente sabe do que ocorria naquele local, mas estamos confiantes de que a população vai nos ajudar, pois é um dinheiro nosso colocado na comunidade. Sabemos que terá um retorno demorado, mas a ideia sempre é dar um alento às pessoas, proporcionar mais justiça também àqueles que não têm condições, que precisam utilizar aquele espaço”, reforçou.

Grades de metal foram instaladas para impedir furtos. Foto: Fernando Cezar/JC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui