Uma das datas mais esperadas chegou. Abram alas para a passagem do Natal. Por um lado, é a oportunidade de ouro para os lojistas efetuarem boas vendas e garantirem um relevante caixa para os próximos meses. Do outro, é o momento reservado para as confraternizações familiares, marcadas por emocionantes reencontros e uma explosão de sentimentos.
O período se notabiliza pelo despertar de grandes gestos de solidariedade, pela prevalência da compaixão e outras atitudes nobres. É o afloramento do humanismo. Amplas campanhas são organizadas para arrecadação de alimentos e brinquedos para os cidadãos mais necessitados. Pode haver quem pense que o ato é simples e não possui tanta influência. Ledo engano.
Quem é lembrado por essas iniciativas tem a sua vida transformada. A tristeza dá lugar para uma intensa alegria. O mundo, antes descolorido ou com tons desbotados, ganha uma nova roupagem. Isso, sem dúvida, é gratificante. Certamente, a vida fará questão de retribuir esse tipo de ação. Acreditamos fielmente nessa tese. Que essas demonstrações de generosidade não se restrinjam ao fim de ano. Que a manutenção de tais benfeitorias seja mais forte e garanta a sustentação da empatia, ou seja, a capacidade de compreender o que o outro passa, e posicionar-se no seu lugar. Englobado em tudo isso, a exaltação do que realmente importa: a família!
É a hora de refletir sobre determinados comportamentos registrados ao longo do ano, colocar os pingos nos “is” e resolver eventuais pendências. Se você discutiu com um ente querido, cortou relações, por que não tentar corrigir essas diferenças? Às vezes, as desavenças se originaram por motivos tão torpes. O mundo gira e o tempo é implacável. Por isso, é preciso dar voz para a razão, reconhecer eventuais equívocos e, acima de tudo, ser capaz de exercer o perdão. Em épocas extremas, o amor e o companheirismo são essenciais. O melhor presente é a reciprocidade, que fortalece e solidifica a união
É a grande celebração do verdadeiro significado da data: a valorização das pessoas amadas e da riqueza de estar ao lado delas. Feliz Natal, caro leitor!