Foi na madrugada de sábado (29), por volta das 00h40, no Hospital Candelária, que o pequeno Isaac dos Santos Moraes da Silva, de apenas 2,7 quilogramas e 50 centímetros, chegou ao mundo. O nascimento do menino seria algo normal, exceto pela data especial em que nasceu: o dia 29 de fevereiro, data que ocorre apenas a cada quatro anos devido ao ano de 2020 ter 366 dias, ou seja, ano bissexto.
Filho de Sedinei Moraes da Silva, de 36 anos, e Ana Beatriz dos Santos Isaguirre, de 18, moradores da localidade de Rincão do Taquarussu, interior de Candelária, Isaac nasceu de parto normal, com 40 semanas de gestação. Segundo filho do casal, ele era esperado para o dia 26, mas escolheu nascer justo na data mais inusitada do ano. “Nós estávamos no aguardo para que ele viesse antes, mas as dores foram iniciar só no dia 28, então demos entrada no hospital e ele resolveu esperar até os primeiros minutos do dia 29 para nascer”, conta a mãe, Ana Beatriz.
Sobre a comemoração do aniversário de Isaac, o casal ainda não decidiu como será feito, mas leva na esportiva. “O jeito é comemorar no dia 28 ou 1º. Até estávamos brincando que ele fará o primeiro aniversário apenas quando tiver quatro anos de vida, o que tornará o momento mais especial”, destaca o pai.
Tanto a mãe, como o bebê, devem ter alta nesta segunda-feira (2), quando deve ficar pronto o registro de nascimento, necessário para a criança ir para casa. Ambos passam bem.
Nestes casos, é possível mudar a data de registro?
Não. Mesmo o dia sendo apenas celebrado de 4 em 4 anos, a lei exige que pessoas nascidas no dia 29 de fevereiro devem ter a data exata na certidão de nascimento. Mudanças são proibidas. O registro deve ser feito a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo parto ou do recém-nascido na instituição onde ocorreu o nascimento.
Conforme a Lei nº 12.662/2012, a declaração deverá conter nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento. Caso a data for alterada, é configurado o crime de falsidade ideológica.