
O governo do Estado começa a distribuir, nesta sexta-feira (29), a quarta remessa de testes rápidos para diagnóstico de covid-19 no Rio Grande do Sul. O repasse, que soma 131 mil testes, foi feito pelo Ministério da Saúde.
Considerando todos os lotes anteriores, o total repassado chegará a 348,4 mil. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), todos os 497 municípios receberão testes – o mínimo encaminhado será 40. Um dos critérios, que é o estrado populacional, considera um teste para cada 100 habitantes.
Candelária receberá 19 caixas, o que representa 360 unidades de testes rápidos. No total, o município terá recebido 980 testes para serem aplicados na população. Até o momento, o município recebeu 740 testes.
O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite e pela secretária de Saúde, Arita Bergmann, em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (28). Segundo a titular da pasta, outros grupos populacionais poderão ser testados a partir do novo envio:
– Faremos uma nota técnica colocando à disposição dos municípios a possibilidade de testar outros grupos populacionais, como, por exemplo, se tiver algum surto, aquelas pessoas que trabalham diretamente com o público, seja na área do comércio, onde for, desde que sejam sintomáticos. Se alguém trabalha em uma lotérica, por exemplo, atende muito o público e tem sintomas, os contatos (dessa pessoa) também poderão ser testados ou avaliados por vínculo epidemiológico. Com isso, estamos ampliando a possibilidade de que novas pessoas possam ser testadas.
A prioridade para a aplicação dos testes segue, no entanto, para grupos que têm trabalho essencial ou que são considerados de risco. São os trabalhadores da saúde, trabalhadores da segurança e do sistema penitenciário, residentes e funcionários de instituições de longa permanência de idosos (ILPIs), idosos acima de 60 anos com comorbidades e população acima de 50 anos, além de transportadores e motoristas.
Fonte: Gaúcha ZH