
Desde muito jovem, Martina Barros se propôs a desafios. Reconhecida pela trajetória vitoriosa em concursos de beleza, há alguns anos decidiu ocupar um novo espaço: o de empresária de sucesso. Feliz com a carreira de estética e micropigmentação e em constante aprendizado, confessa que a vida tem lhe surpreendido. “Quando eu era adolescente, não imaginava que eu seria essa mulher que me tornei. Tenho muito orgulho de mim”, celebrou.
Aos 32 anos, ciente de suas conquistas, Martina busca, através do seu trabalho, inspirar outras mulheres a se descobrirem como profissionais e, também, para além do trabalho. “Eu trabalhei a vida inteira em salão de beleza, com a minha mãe, mas foi somente quando iniciei minha carreira como micropigmentadora que eu tive certeza de que essa é minha missão de vida”, relembrou. É por isso que Martina usa o seu ofício para ajudar outras pessoas.
Um dos projetos dela é ministrar cursos para mulheres que querem ingressar na carreira estética. Para as alunas, a mensagem que passa, além dos conhecimentos, é de persistência. “Cada mulher tem uma história, metas, sonhos, e é fundamental que corra atrás deles, para que não viva uma vida infeliz, de omissão”, pontuou. Essa autoconfiança defendida por Martina é uma das características mais marcantes da personalidade dela, talhada em concursos de beleza.
Contudo, assim como todas as mulheres, ela vive dias não tão bons e aceitar isso não é uma tarefa fácil. “Ninguém é obrigado a estar sempre bem. Existem dias ruins e tudo bem. Eu me preocupo, porém, em nutrir a minha autoestima para além do espelho. Temos que focar na essência”, relatou. O maior desafio em relação a isso, segundo Martina, é tirar tempo para si mesma. Com a correria do dia a dia, a mulher se desdobra em tantas facetas, que acaba se colocando em último plano. “Caminhar, meditar, fazer um tratamento estético. Qualquer coisa que faça a mulher se sentir bem”, pontuou.
POSICIONAMENTO
Martina compreende que se tornou natural para as mulheres se desdobrarem em muitos papéis e se tornarem multitarefas. “A maioria das mulheres são donas de casa, profissionais, mães. O que eu vejo de diferente, agora, é que, apesar disso, nós não abrimos mão dos nossos sonhos e nem nos escondemos atrás de homens”, analisou. Para Martina, há uma mudança no perfil das mulheres. “Nem todas sabem cozinhar. E tudo bem. A gente pode comer fora, a maioria não tem nem tempo para cozinhar”, exemplificou.
Martina avalia que a mulher está em uma posição de protagonismo na sociedade, devido a um histórico de batalhas e conquistas em busca da igualdade de gênero. “Até pode ser que a mulher ainda sofra com a rotina, se desmotive, se coloque em segundo plano, mas eu percebo – por mim, minhas amigas, minhas clientes – que chega um momento na vida que ela decide fazer a sua escolha e ir atrás da sua missão de vida”, disse.
Apesar dessa transformação, Martina percebe que a sociedade ainda é muito machista e violenta com as mulheres. “Um dos meus sonhos é que as mulheres possam circular livremente, independente de roupa, horário. Não somos objetos. Precisamos ter liberdade e nos sentir seguras”, finalizou.
Mais do que estética, bem-estar
No ano passado, Martina fechou uma parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Candelária. A estetacosmetóloga fez, de maneira voluntária, a reconstrução de sobrancelhas de uma paciente, a Marlise, que perdeu todos os pelos, em razão da quimioterapia. “Eu imagino o quão doloroso é esse tratamento e sei que autoestima é importantíssima para enfrentar essa doença”, comentou.
Para Martina, poder contribuir com o mundo através do trabalho dela é a confirmação de que está no caminho certo. “O sorriso e as lágrimas emocionadas daquela paciente foi muito gratificante. Não há dinheiro que pague fazer a diferença na vida de alguém”, relatou.
Para este ano, a ideia é dar continuidade ao projeto. Para tanto, a Liga está fazendo uma seleção de mulheres gravemente afetadas pela quimioterapia e que desejam reconstruir a sobrancelha, retomar a autoconfiança e seguir em frente com a rotina.
Um olhar que faz a diferença
Há quem considere estética uma futilidade e menospreze mulheres que buscam nisso parte da sua realização pessoal. Martina, no entanto, acredita no poder da beleza, que impulsionada a mulherada a lutar pelo seu espaço e ter seu valor reconhecido. “Muitas mulheres, ao renovar as sobrancelhas com micropigmentação despertam algo dentro delas, que as torna mais seguras de si e capazes de se posicionar perante a sociedade e ser feliz”, revelou.
Isto é, a micropigmentação é um banho de autoestima, que dá forças para as mulheres correrem atrás dos objetivos. “É notório que quando a mulher está bem consigo mesma, bem resolvida, ela se destaca mais no mercado de trabalho e em todas as esferas da vida dela. E não tem a ver só com a aparência, mas com a transformação que acontece dentro dela”, apontou.
Um ano inesquecível
>> Para participar de concursos de beleza, é necessário muita coragem. O ano de 2007 foi marcante na vida de Martina em virtude disso: se expôs em todas as passarelas da região naquele ano. O melhor de tudo é que ela ganhou tudo! Broto Cristal das Águas, Musa do Sol, Rainha das Piscinas do Vale do Pardo e Rainha das Piscinas do Estado. “Foi nesse ano que eu percebi que podia ir além, não só em relação a concursos de beleza. Percebi que poderia usar essa presença forte que eu conquistei para me favorecer profissionalmente”, relatou.