Mandala realiza ações no mês de conscientização do autismo

Associação conta atualmente com mais de 30 famílias cadastradas.

0
Entidade realiza Blitz de Conscientização com a distribuição de flyers informativos e adesivos alusivos. (Foto: Divulgação/Mandala)

Neta terça-feira, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Data em que entidades, associações, empresas e simpatizantes da causa, trabalham na divulgação do tema, fazendo com que a informação atue contra o preconceito e a exclusão. Desta forma, a Mandala Associação Pró-Autismo de Candelária, programou diversas atividades ao longo do mês, a fim de alertar a comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista  (Tea), suas necessidades e a relevância social da inclusão dos autistas que atualmente em Candelária, cadastrados com a entidade, já ultrapassa o número de 30 crianças.

Assim, nesta segunda-feira (1), o presidente da Associação, Diumer Gross, fará uso da palavra na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a partir das 19h. Na terça (02), o grupo inicia seu trabalho de informação em entrevista à Rádio Sorriso FM 104.3, a partir das 8h, falando sobre o trabalho da Mandala e projetos para o ano de 2019.

Mais tarde, das 9h às 11h e das 14h às 16h, integrantes da Associação realizarão a segunda Blitz de Conscientização na sinaleira em frente o Banco Banrisul, no centro de Candelária, onde serão distribuídos flyers informativos e adesivos alusivos ao autismo. Na sequência, um banner alusivo a data, será exposto junto a rodoviária do município, onde permanecerá durante todo o mês de abril.

No dia 10, a Associação participará da Conferência Municipal de Saúde, onde estará com espaço informativo, camisetas e adesivos à venda. O evento realizado pela Prefeitura de Candelária, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, acontecerá ao longo de todo o dia no Salão da Comunidade Católica e abordará o tema: “Democracia e Saúde”.

Ao longo de todo o mês, os integrantes da Associação estarão também vendendo uma rifa em benefício da entidade, ao valor de R$ 3 o número. Ao todo serão 19 prêmios, todos doados por empresas, comércio e pessoas voluntárias de Candelária. O sorteio acontecerá no dia 27 de abril, durante o programa Panorama Geral da Sorriso FM, 104.3, a partir das 10h. Ainda no mês de abril, a entidade realizará seu encontro mensal, com a data ainda a ser definida, já que está sendo viabilizada a vinda de um palestrante de outro município. O encontro é aberto a toda a comunidade.

SOBRE
A Mandala Associação Pró-Autismo possui em seu cadastro atualmente mais de 30 famílias de Candelária e região, que buscam na entidade, apoio nas situações cotidianas relacionadas ao autismo, bem como ajuda no que se refere aos direitos legais das crianças portadoras do espectro.

A Associação possui ainda, um grupo de WhatsApp, onde divide material informativo, troca experiências e se mobiliza para as suas ações. Somente no primeiro ano de fundação, 2017/2018, a entidade realizou três grandes eventos no município, com palestrantes conceituados que garantiram casa cheia em todos os momentos.

Atualmente a entidade, busca parcerias e trabalha para a conquista de um espaço onde as terapias possam ser desenvolvidas com suas crianças e adolescentes dentro do município de Candelária que até então disponibiliza atendimento psicopedagógico em uma sala de recursos na Escola Cristiano Affonso Graeff, no Bairro Ewaldo Prass, para variados tipos de deficiências, dentre elas algumas autistas .

Contudo, estas crianças e adolescentes com Tea, necessitam ainda do acompanhamento de outros profissionais, tais como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros, para que o desenvolvimento em sua essência aconteça a qualidade de vida tanto dos pacientes quanto de suas famílias, melhore significativamente.

Em reunião no gabinete do prefeito de Candelária, Paulo Butzge, no último dia 13, integrantes da Associação demonstraram o interesse de firmar um convênio com o município para a criação deste espaço. O chefe do executivo sinalizou positivamente e solicitou que o pedido fosse formalizado no papel e novos encontros sejam agendados para discutir o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui