A Junta Militar de Candelária está convocando os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo nos últimos cinco anos, no período de 1ª de dezembro de 2014 a 30 de novembro 2019, para o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR 2019).
Os reservistas que se enquadram no período em questão devem se apresentar até a próxima segunda-feira (16), na Junta Militar ou na última organização militar em que serviu. Em caso de mudança de cidade, o reservista deve se apresentar em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar próxima de sua nova residência, para regularização. Para fazer a atualização dos dados, deve-se levar o comprovante de endereço e o certificado de reservista. Será colocado um carimbo e entregue um recibo de que foi feita a atualização.
Segundo a secretária da Junta de Serviço Militar, Elisabeth Martins Becker, a atualização também pode ser feita através da internet. “Aqueles que vivem no interior do município e tem difícil acesso à Junta, podem acessar o site do EXAR, e fazer a apresentação online, até o dia 31 de janeiro. É uma facilidade àqueles que precisam e não tem como fazer”, ressalta.
O recibo da atualização é disponibilizado para a impressão na hora e deve ser levado à Junta mais próxima para receber o carimbo. Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, basta estar de posse do documento de situação militar. Nestes casos, será cobrada uma multa prevista em legislação.
O EXAR
O Exercício de Apresentação da Reserva envolve a atualização de dados pessoais como endereço, telefone, grau de escolaridade e formação. O procedimento é obrigatório.
Quem deve se regularizar:
> Oficiais e praças de carreira da reserva remunerada;
>> Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;
>> Reservistas temporários licenciados;
>> Aspirantes e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);
>> Portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que tenham sido classificados em “Situação Especial“; e
>> Reservistas de 1ª e 2ª Categorias