Quatro jovens com idades entre 15 e 19 anos morreram em confronto com a Brigada Militar na madrugada desta quarta-feira (5), na BR-290, em Arroio dos Ratos, região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, cinco rapazes estavam em um carro roubado e teriam disparado contra uma viatura da BM após uma tentativa de abordagem.
Conforme o delegado Pedro Urdangarin, a polícia havia recebido uma denúncia de que um grupo poderia atacar o município. As autoridades deduziram que o alvo poderia ser uma agência bancária e solicitaram o reforço do Grupo de Operações Especiais de Porto Alegre (Gate) de Porto Alegre, que se deslocou ao município.
Diante da reação contrária dos ocupantes do veículo e posterior fuga, iniciou-se uma perseguição pelas ruas do pequeno município. Na BR-290, o carro roubado se desgovernou e teve reinício a troca de tiros. Os ocupantes ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital. O sobrevivente permanece internado, sob custódia da BM. Com o grupo, foram apreendidas cinco armas, de acordo com a guarnição.
Conforme o delegado, os cinco jovens pertenciam a quadrilhas que estão se formando na região, em cidades como Butiá, Arroio dos Ratos e Charqueadas. Dois deles tinham antecedentes criminais. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Charqueadas. Cinco tiros atingiram o carro da Brigada, mas nenhum policial ficou ferido.