
A jovem candelariense Nina Rosa Carniel Steil, 15 anos, desponta cada vez mais como um grande talento formado nesta terra. No feriado de Proclamação da República, a artista fez bonito e conquistou o troféu de terceiro lugar na categoria profissional da 13° edição do Festival Canta Vera Cruz. A interpretação da canção “Não quero viver esse adeus” lhe rendeu a conquista. Dez concorrentes, de todo o Vale do Rio Pardo, disputaram o título na referida categoria.
É o segundo ano consecutivo de premiação na competição. Em 2017, na sua estreia, ela já havia superado todas as expectativas e faturado o título da categoria juvenil. De acordo com o regulamento, quem vence a categoria juvenil e/ou adulta, é automaticamente inserido na disputa profissional do ano seguinte.
“O terceiro lugar foi realmente uma grande surpresa. Não esperava sequer estar no pódio. Muitos cantores experientes subiram naquele palco. Só gente boa. O resultado foi uma felicidade tremenda.”
(Nina Rosa Carniel Steil)
HISTÓRICO MUSICAL
Nina começou a fazer aulas de canto com 9 anos, por já curtir a área musical e pela influência familiar, pois suas irmãs já tinham contato com esse universo. Nos primeiros anos, ela se dedicou às canções gaúchas. Como ela frequentava rodeios com as famílias, suas primeiras apresentações ocorreram em concursos que integravam as programações desses eventos.
Alguns anos depois, Nina participou de uma seletiva regional para o programa The Voice Kids, da Rede Globo. Entretanto, a jovem acabou ficando de fora das fases seguintes. Naquele momento, o percalço artístico lhe frustrou e a fez repensar sobre o seu futuro na música. Por ora, decidiu parar de cantar e manteve esse posicionamento durante algum tempo. Entretanto, a sua relação com música não havia, de fato, terminado para sempre.
Há cerca de dois anos, já superada a desclassificação, Nina voltou a investir no seu talento e a fazer aulas de canto. Do seu retorno à área até a primeira participação no Festival Canta Vera Cruz foi um pulo. Desde então, ela se apresenta frequentemente em festivais.
Na sequência, a cantora fez uma incursão no quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, exibido pelo SBT nas tardes de sábado. O fato de estar gripada justamente no dia da apresentação abreviou sua trajetória no programa.
Porém, mais uma vez, Nina não se deixou abater e transformou a presença em rede nacional e o pequeno revés em novas justificativas para investir cada vez mais na carreira. Atualmente, ela realiza ensaios periódicos e frequenta uma fonoaudióloga, na busca pelo contínuo aperfeiçoamento.