Jornada Pandorga marca o primeiro aniversário

0
Diumer comemora primeiro ano de atuação da Mandala no município.

Um ano de apoio e atenção total aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. É a passagem da data que a Mandala Associação Pró-Autismo de Candelária vai celebrar neste domingo (21). Porém, o aniversário vai ser comemorado no longo deste sábado (20) com um evento especial. Será realizada a Jornada Pandorga de Autismo.

Essa atração já reuniu milhares de pessoas por todo o estado levando informações e depoimentos de pais e profissionais da área que vivenciam cotidianamente junto com a Associação Mantenedora Pandorga, as mais diversas situações e realidades.
Parceria da entidade com a Secretaria Municipal de Educação, a atividade acontecerá no Salão da Comunidade Sinodal, localizado na Rua Thompson Flores, 385, centro. A jornada terá início às 8 horas até o meio-dia. Durante a tarde, as atividades acontecerão entre 13h30 e 17h30. Para participar, deve-se pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 10,00, com acerto no local.

Abordagem clara

Durante todo o dia, os palestrantes Heide Kirst e Nelson Kirst, integrantes da Associação Mantenedora Pandorga, de São Leopoldo, farão explanações sobre assuntos relacionados ao autismo. Os conteúdos teóricos são exemplificados e ilustrados por uma referência constante à experiências e casos concretos da rotina de pessoas autistas, seus familiares, cuidadores e educadores.

Associação Pandorga é referência no Estado no tratamento de autismo.

Segundo Nelson Kirst, farão parte temas como características comportamentais, tratamento familiar e no ambiente educacional, a saúde dos autistas e os desafios sociais que eles têm de superar. Será exibida uma coletânea de depoimentos familiares, gravados em vídeo, com a intenção de dar uma amostra do significado de ter uma pessoa com autismo ao seu redor. O foco vai ser direcionado para os primeiros anos (antes e depois do diagnóstico), luta e solidão, como é ser mãe de um filho autista e o que esperar do futuro.
De acordo com o presidente da Mandala Associação Pró-Autismo de Candelária e pai de uma menina autista, Diumer Gomes Gross, atualmente cerca de 22 famílias do município possuem membros diagnosticados com o TEA.

Ele destaca a relevância da programação que marcará o aniversário da Mandala: “Será uma grande oportunidade para quem quiser adquirir um conhecimento mais detalhado e de qualidade sobre o transtorno. A Associação Pandorga realiza capacitações para profissionais de diversas áreas e é referência estadual no atendimento de pessoas que desenvolvem o grau severo”, salienta.

Atuação da Mandala e da Associação Pandorga

O desenvolvimento de projetos que beneficiem as pessoas portadoras do TEA em Candelária e cidades vizinhas é fio condutor da Mandala Pró-Autismo. Entre as ações realizadas neste ano, estiveram palestras com profissionais e terapeutas na área do TEA, blitz de conscientização, mateada, entre outros. Com as atividades, a entidade visa acompanhar e conscientizar a comunidade no que diz respeito ao tratamento adequado de indivíduos diagnosticados com esse transtorno. Não há fins lucrativos. Os encontros ocorrem sempre no terceiro sábado de cada mês, nos quais, segundo Diumer, são repassadas informações sobre os direitos dos autistas, é dado suporte e são trocadas experiências. Quem deseja participar da associação, pode entrar em contato com o presidente pelo telefone (51) 996111380.

Localizada em São Leopoldo, a Associação Mantenedora Pandorga é uma entidade de assistência social que promove atividades semelhantes às da Mandala. Além disso, são realizados seminários, cursos e publicações com enfoque na formação de redes e de luta pela efetivação dos direitos. Atua desde outubro 1995 e atualmente atende em torno de 40 crianças e jovens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui