Indústria puxa a geração de vagas de emprego em setembro

Candelária registrou saldo positivo de 157 empregos; indústria foi o principal setor a alavancar vagas

0
Indústria fez setembro ser o melhor mês do ano na geração de emprego. Foto: Arquivo/JC

Desde o final do mês março em queda contínua, Candelária voltou a registrar crescimento na geração de novas vagas de emprego. É o que demonstram os dados divulgados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), na última semana, referentes ao mês de setembro. De acordo com o levantamento, o principal motivador para o crescimento foi a geração de emprego na indústria. Tais números indicam aquecimento e melhoria gradual na economia no município.

O setor industrial, principalmente o calçadista, foi o mais afetado pela pandemia de covid-19. No período que compreende os meses de abril a agosto, o setor foi responsável pelo desligamento de 436 pessoas e a contratação de apenas 36 funcionários. Mais da metade das demissões causadas pela crise econômica da pandemia ocorreu nesse segmento. Contudo, no mês de setembro, as empresas começaram a repor a sua mão de obra. Com a flexibilização de decretos, aumento do consumo no varejo e possibilidade de as indústrias trabalharem com 100% de sua capacidade, o setor foi aquecido.

De acordo com o Caged, em todo o setembro foram 255 admissões nas mais diversas áreas empregatícias do município. Dessas, 183 contratações ocorreram no setor industrial, o que representa 71% do total. No saldo geral, o mês apresentou o número de 157 admissões a mais que contratações. O saldo positivo é o melhor número de 2020 até o momento no que se refere à geração de vagas de emprego.

O alto número de contratações também foi causado por elevados índices de contratações no setor do comércio, o qual foi responsável pela geração de 37 vagas de emprego, e o setor de serviços, que apresentou a contratação de 32 pessoas em todo o mês, seguido pelo setor da construção civil, que empregou duas pessoas.

No ano, o saldo entre admissões e demissões ainda é negativo, mesmo com o crescimento do número de vagas de emprego preenchidas em setembro. Ao todo, foram 1.222 contratações frente a 1.372 demissões, perfazendo um saldo negativo de 150 empregos no município. A pandemia ainda é a grande responsável pelo índice. No período entre o mês de abril e agosto, o saldo foi de 434 demissões a mais que contratações, número bem maior do que o total de empregos gerados antes da chegada da crise.

REGIÃO – A nível regional, Candelária aparece como o município com o melhor saldo do Vale do Rio Pardo no mês de setembro em relação à geração de emprego. Entre as cinco maiores cidades da região, a Terra do Botucaraí foi a única a apresentar mais admissões que demissões no mês. No número total de contratações, Candelária é o terceiro que mais contratou, atrás apenas de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.

Conforme a secretária de Indústria e Comércio, Gabriela Butzge, a expectativa para os próximos meses é de que os números se repitam e os empregos continuem a crescer. “Acredito que vai melhorar sim, nós esperamos que mais vagas sejam geradas até o fim do ano, devido ao natal”, destacou.

Em relação ao bom número divulgado pelo Caged, a secretária destaca que já era esperado. “Estávamos com uma expectativa muito positiva em relação ao aumento de vagas pois elas estavam crescentes aqui na agência do Sine, o que refletiu em números agora”, disse.

Os dados do Caged no mês de setembro e em 2020:

SETEMBRO
>> Contratações: 255
>> Demissões: 98
>> Saldo: 157

SETOR DE IMPACTO
>> Indústria: 183 admissões, 46 demissões – saldo de 137

NO ANO
>> Contratações: 1.222
>> Demissões: 1.372
>> Saldo: – 150

SETOR MAIS AFETADO
>> Indústria: 746 demissões; 575 admissões – saldo de -171

>> Município teve o melhor desempenho da região na geração de emprego em setembro;
>> Entre as cinco maiores cidades da região, Candelária foi o único município a ter saldo positivo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui