Hospital recebe aparelho para cirurgias de catarata

A aquisição foi feita após a destinação de emenda parlamentar do deputado Marlon Santos (PDT), no valor de R$ 518 mil

0
Equipamento foi entregue na quarta-feira (7) para diretoria do Hospital. Foto: Fernando Cezar/JC

O Hospital Candelária recebeu, no final da tarde dessa quarta-feira (7), um novo equipamento para a área de oftalmologia da casa de saúde. O aparelho, um facoemulsificador de última geração, servirá para a ampliação de cirurgias de catarata. O novo equipamento será instalado no bloco cirúrgico do hospital e já está disponível aos usuários.

O facoemulficador é um aparelho que emite ondas de ultrassom. Ele realiza a fragmentação da catarata, permitindo assim a aspiração do cristalino, característica que deixa a visão de quem sofre da doença embaçada.

RECURSO
A aquisição do equipamento só foi possível após a destinação de emenda parlamentar do deputado federal Marlon Santos (PDT), a qual foi feita na metade de março, no valor de R$ 518 mil. Tal quantia já foi depositada na conta do Hospital.

O próximo equipamento a ser adquirido pelo Hospital Candelária também para a ala de oftalmologia será um campímetro, muito utilizado em exames para a detecção de problemas na visão associados a capacidade do paciente de perceber os diversos estímulos que o rodeia mesmo sem estar focado neles. A verba já está depositada e resta apenas a efetivação do hospital para que o aparelho seja adquirido.

BENEFÍCIOS
Anteriormente a aquisição do facoemulficador, para a realização de cirurgias de catarata, o instituto responsável pelos procedimentos, a RGA – Instituto de Oftalmologia, de Cachoeira do Sul, dependia de um único aparelho tanto para atender os pacientes de Candelária como também os de Cachoeira.

Com a aquisição feita por meio do recurso do deputado, cada local agora poderá contar com um aparelho único, assim oportunizando as duas cidades uma maior cobertura de atendimento. “Para o paciente será muito benéfico. A partir de agora, facilitará a realização das cirurgias deste tipo no município”, salientou o diretor do Hospital Candelária, Aristides Feistler.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here