
Pensando no bem-estar e também na saúde mental de seus funcionários, o Hospital Candelária deu a partida, na última sexta-feira (4), para a criação e realização de dois projetos importantes para a instituição e seus funcionários: o Cuidando da Alma e o Compartilhando Dons.
O primeiro é voltado a realização de atividades promovidas por voluntários convidados ou interessados em desenvolver ações complementares visando o bem- estar dos enfermeiros, médicos, e demais pessoas que trabalham no ambiente hospitalar. Elas envolvem desde sessões de massagem, Reiki, avaliações nutricionais, avaliação psicológica, ThetaHealing (cura energética), e outras atividades.
O segundo projeto também tem o mesmo propósito, porém o modo de ser realizado é diferente. Neste projeto, os próprios funcionários da instituição irão promover as atividades, ou seja, aquele que tiver alguma habilidade, seja ela especial ou não, como por exemplo, artesanato, crochê, cálculos matemáticos, fotografia e coral, pode se candidatar a compartilhar esse “dom” com os demais colegas de trabalho, com o propósito de trocar experiências e saberes, e fazer uma provocação para consigo mesmo.
IDEIA
A iniciativa foi criada a partir de uma pesquisa de clima organizacional realizada pelo hospital. Nela, foi apresentado resultados negativos quanto à saúde emocional e relações dentro do ambiente de trabalho de boa parte do quadro funcional, o que levou a instituição a buscar medidas saudáveis para melhorar a situação.
O diretor do Hospital Candelária, Aristides Feistler, destaca que o objetivo principal dessas medidas são o fortalecimento das relações pessoais e a busca por uma maior harmonia entre seus funcionários, principalmente uma melhora na saúde e na busca de tornar o ambiente de trabalho mais agradável. “Para cuidar dos pacientes, temos que ter um dom, ao mesmo tempo, esse cuidado não se reflete em nós mesmos, então temos que mudar nossa forma de pensar, pois ninguém faz pelo outro se nós mesmos não nos ajudarmos e nos envolvermos em algo positivo, pois isso faz bem para nós, para as pessoas ao nosso redor, para nossa alma e para o coração”, ressalta.
Ambos os projetos ficarão sob responsabilidade das enfermeiras Julia Gabe, Luiza Dittberner, Fernanda Velfle, Lidia Ana dos Santos e Aline Ellwanger. Todas elas farão o agendamento das atividades e também a organização de todo o cronograma de ações previstas, que já estão agendadas até o final do ano para atender a todos.
Na apresentação, houve um momento de descontração, onde o diretor chamava cada um para visualizar um “álbum de fotos especial”, que mostraria a pessoa que poderia incentivar a cada um. Para surpresa de muitos, o tal álbum era um espelho, e despertou gargalhadas de cada um que participou do momento.
Como o projeto será aplicado?
Serão realizadas ações individuais e em grupo. As individuais, a princípio, ocorrerão em apenas um dia da semana e realizadas de acordo com agendamento prévio. Elas serão três a cada hora no dia agendado e apenas três funcionários podem participar. Já as coletivas, irão ser definidas assim que os voluntários para as atividades forem aparecendo e se disponibilizando.
Para que tudo ocorra bem, serão disponibilizadas salas próprias, e caso a demanda de agendamentos fique maior, mais horários e dias devem ser colocados à disposição.
COMO AJUDAR?
Interessados da comunidade que queiram se candidatar para promover atividades para os trabalhadores do hospital e incentivar cada vez mais os projetos desenvolvidos, devem entrar em contato diretamente com o hospital, ligando para o número: 3743.1511.