Vai ter horário especial de Natal, sim. Mesmo com a pandemia de coronavírus, e o aumento substancial dos casos, as lojas de Candelária vão funcionar em horário estendido neste ano para atender aos consumidores que vão em busca dos presentes de Natal. Só que tudo vai ser um pouco diferente, incluindo os protocolos de higiene e os cuidados com a lotação no interior dos estabelecimentos.
O cronograma especial de funcionamento do comércio foi definido na manhã de ontem (3), em reunião ocorrida na sede da Associação do Comércio e Indústria (ACIC) com empresários, representantes do ramo e dirigentes da entidade. O calendário de atendimento em horário especial vai iniciar no sábado, dia 19, quando as lojas ficarão abertas até às 18 horas, uma hora a mais do que o normal. Já nos dias que antecedem o Natal, 21, 22 e 23 de dezembro (segunda, terça e quarta-feira), o comércio funcionará até às 19 horas. Na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, e no último dia do ano, as lojas atenderão somente até às 17 horas.
O presidente da Acic, esclarece ainda que cada comerciante é livre para decidir o horário que pretende seguir no Natal. “Tem empresas, principalmente redes, que abrem no domingo, ou funcionam até mais tarde da noite, essa possibilidade também é válida, sinalizamos com um horário que pode ou não ser adotado pelo comércio. Não é uma imposição”, explica.
Comércio deve ficar atento aos decretos
O presidente da Acic, Flávio Karnopp, alerta para que todos os cuidados e protocolos sejam seguidos pelos empresários nessa época de maior movimento no comércio, principalmente para que não haja aglomerações no interior dos estabelecimentos. “Apresentamos uma sugestão de horário, que foi aprovada pelos associados, mas lembramos que cada empreendimento deve obedecer os protocolos de higiene e atendimento, pois estamos na fase mais crítica de contágio no município. Então todo cuidado é necessário”.
E por estarmos vivenciando uma explosão no números de casos de covid-19, Karnopp esclarece, que caso a situação de contágio se agrave no Estado e que novos decretos sejam publicados, se sobrepõe a decisão do ato governamental. “Os decretos do Distanciamento Controlado do governo do estado deverão ser seguidos pelos empresários, pois esse regramento prevalece aos horários que estamos sugerindo”, explica.
EXPECTATIVA DE VENDAS – O dirigente afirmou que a expectativa de vendas do comércio candelariense para este Natal segue sendo superar os resultados de 2019, contudo, Karnopp disse que como vivemos um ano atípico, de pandemia, se torna muito difícil fazer uma previsão certeira. “Prevemos boas vendas e bater as registradas na mesma época no ano passado, mas estamos enfrentando uma pandemia, então se torna um pouco imprevisível, mas estamos esperançosos”, explica.
O presidente da Acic, ainda pediu que os consumidores candelarienses entendam a dificuldades enfrentadas por todos os setores da economia, principalmente o comércio, e que na hora das compras busquem valorizar o comércio local, dessa forma estarão ajudando a fomentar a economia e de quebra ainda preservando empregos.
Saiba mais
Confira como será o atendimento de Natal:
>> O horário estendido para as compras natalinas inicia oficialmente no próximo dia 19, um sábado, com as lojas atendendo até às 18h;
>> Dias 21, 22 e 23 de dezembro – o comércio estará funcionando até às 19h;
>> Dias 24 e 31 de dezembro – véspera de Natal e Ano-Novo, as lojas abrirão até às 17h;
>> Os demais sábados de dezembro, dias 5, 12 e 26, o comércio funciona em horário normal até às 17h.