Hora de eleger as demandas prioritárias na Consulta Popular

Processo está em andamento e segue até esta sexta-feira

0
Captação de votos já está acontecendo em pontos fixos e com 50 voluntários. Foto: Heloisa Corrêa/JC

Os cidadãos candelarienses estão convocados a participar entre esta quarta-feira (4) e sexta-feira (6) de mais uma Consulta Popular. Neste ano, o processo vai definir as áreas em que serão investidos R$ 742,8 mil no Vale do Rio Pardo. Ao todo, serão cinco alternativas de voto: fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; qualificação e desenvolvimento do turismo do Vale do Rio Pardo; desenvolvimento e inovação tecnológica da região; fomento à agroecologia e à produção orgânica; e educação ambiental.

A orientação do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) é de que os voluntários incentivem as pessoas a optarem pelas demandas relacionadas ao turismo regional e a modernização do campo. Neste ano, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) definiu, também, que será necessário atingir coeficientes mínimos para a votação. Isto é, municípios como Candelária, com até 40 mil habitantes precisarão de uma participação de, pelo menos, 2,5%.

De acordo com o presidente do Comude, Albino Gewehr, o valor destinado à região será dividido igualmente entre os 23 municípios que compõe o Corede/VRP. Desta maneira, 11 prefeituras acessarão o recurso da primeira demanda eleita e os outros 12 do segundo projeto. No total, cada município deverá receber em torno de R$ 32 mil.

A expectativa do presidente do Comude é de que sejam alcançados pelo menos 4 mil votos. Para isso, mais de 50 voluntários vão estar espalhados pelo município, aptos a captar votos de qualquer cidadão que tenha título de eleitor. Além disso, haverá 19 postos fixos de votação, também com pessoas capacitadas a ajudar aqueles que tiverem interesse em participar do processo.

COMO VOTAR
A Consulta Popular acontecerá em todo o Rio Grande do Sul, entre quarta e sexta feira. Para votar, o cidadão pode escolher entre três maneiras: on-line, no site www.consultapopular.rs.gov.br; pelo aplicativo off-line, com os voluntários ou nos postos de votação; e por SMS. É possível votar somente uma vez e escolher somente um projeto.

Confira os locais de votação:

>> Prefeitura de Candelária
>> Casa de Cultura
>> PAM Central
>> Secretaria de Educação
>> Sindicato dos Trabalhadores Rurais
>> Câmara de Vereadores
>> Sindicato Rural
>> Sicredi
>> Liga Feminina de Combate ao Câncer
>> Cras Ewaldo Prass
>> Creas Amândio Silva
>> Sinfucan
>> Posto de saúde Marechal Deodoro
>> ESF Marilene
>> Departamento de Meio Ambiente
>> Sine
>> Apae
>> Secretaria de Assistência Social
>> Acic
>> Hospital Candelária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui