No final do mês de setembro, queda de granizo surpreendeu a região da campanha, especialmente a cidade de Bagé. Em vários pontos do município as pedras de granizo chegavam a dez centímetros, causando extensos danos materiais em cerca de oito mil residências.
Na região do Alto Taquari a enchente causou prejuízos materiais e dezenas de mortes, especialmente na cidade de Muçum, que acabou submersa pelas águas.
Como tudo converge para o estuário do Guaíba, logo Porto Alegre sofria os efeitos da enchente, que levou ao fechamento de comportas, para impedir a inundação do centro da cidade, quase atingindo o nível de 1941.
A lembrar que passamos oito meses de falta de chuvas no Rio Grande do Sul. O solo estava rachando pela seca e as árvores frutíferas tinham suas folhas retorcidas.
Sempre brinco que a causa são as orações. As pessoas ficam rezando para chover. Como o céu é muito alto, quando já é para parar… continuam chegando orações pedindo chuva. Daí São Pedro se atrapalha.
Quando aqui diminuiu, o excesso de chuvas foi para Santa Catarina. Enchentes na região de Itajaí e Blumenau levaram ao adiamento e interrupção da Oktoberfest Blumenau por duas vezes. O nível da enchente na cidade de Taió ultrapassou o de 40 anos atrás, entrando para a história como a maior cheia já registrada no município. Cerca de cem cidades estão em situação de emergência.
Enquanto isso as regiões norte e nordeste sofrem com a falta de chuvas. Oito estados das regiões Norte e Nordeste enfrentam neste ano a pior seca desde 1980. A falta de chuvas agrava a situação da população local, com o desabastecimento de comida e água e prejuízos à navegação. Tudo indica que teremos um ano de seca no semiárido nordestino em 2024, pois lá o período chuvoso principal é de fevereiro a maio.
Na Amazônia, onde os rios são as rodovias, parece um contrassenso falar-se em seca, mas a verdade é que os rios estão secando, os peixes estão morrendo e a navegação está em colapso. Dezenove municípios do Amazonas estão em estado de emergência pois são pelos rios que chegam todos os itens básicos.
O fenômeno do El Niño representa o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Por sua influência a previsão indica maior probabilidade de chuva abaixo da média no norte do Brasil e chuva acima do normal na região sul.
Enquanto as redes de televisão exibem cenas de barbárie no oriente médio, chuva de mísseis, tiros e choro, a ameaçar a paz por interesses muitas vezes não visíveis, felizmente, aqui ainda fazemos brindes à alegria.
Ao contrário de Blumenau, onde a festa chegou a ser interrompida por duas vezes, aqui os primeiros dias da 38ª Oktoberfest registraram um grande público no parque e na cidade, estimado em 200 mil pessoas. Com shows nacionais a atrair os jovens e desfiles temáticos para deleite dos turistas, realizada de quinta a domingo, em dois finais de semana, a 38ª Octoberfest já é um sucesso da programação.
Até o velhinhos estão contentes que finalmente colocaram alguns bancos e mesas no pavilhão central.
Prosit!