A partir desta quarta-feira (3), o ingresso de uma massa de ar polar muito intensa vai derrubar de vez as temperaturas no Rio Grande do Sul e proporcionar jornadas extremamente gélidas em todas as regiões. Conforme os meteorologistas alertam desde o início da semana, estão previstas marcas próximas e abaixo de zero em diversas cidades durante vários dias. A sensação térmica em algumas localidades pode superar os -10°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que o forte declínio nos termômetros vai provocar a ampla formação de geadas em boa parte do território, com mais intensidade nas áreas elevadas. Já a Metsul Meteorologia acrescenta que a chuva deve retornar ao Estado na sexta-feira (5). Mesmo assim, a temperatura vai seguir muito baixa.
As condições do tempo serão ideais para a ocorrência de precipitações invernais: neve, chuva congelada e/ou chuva congelante. É grande a expectativa para a queda dos flocos blocos nas Serras Gaúcha e Catarinense tanto neste dia quanto no sábado, quando a possibilidade é maior. Entretanto, não é possível afirmar onde (e se) vai acontecer, pois os modelos divergem e são atualizados constantemente.
E para Candelária?
O dia começou com temperatura na casa dos 7°C em Candelária e a máxima deve ser de 14°C. Mas a queda também será sentida por aqui. Na quinta-feira (4), a mínima prevista é de 3°C, com bastante geada. Depois, o sol deve brilhar. A semana deve encerrar com uma variação de nebulosidade e sem previsão de chuva para o município, a princípio. Na madrugada de sábado (6), os termômetros poderão marcar apenas 2°C.