Fórum Municipal da Consciência Negra propõe debate sobre igualdade racial

Evento será realizado quarta-feira, no Salão Paroquial da Comunidade Católica

0
Na programação, terá roda de conversa com ativistas do movimento negro. Foto: Arquivo/JC

Uma programação voltada à juventude e que vai incentivar o debate sobre o tema “Nem preto, nem branco. Minha raça é humana” será realizada nesta quarta-feira (20). As atividades iniciam às 8h30, no Salão Paroquial da Comunidade Católica, e vão dar forma ao III Fórum Municipal da Consciência Negra. O evento é uma realização da Prefeitura de Candelária, através da secretaria de Assistência Social e Habitação, em parceria com a secretaria de Educação.

São esperados, pelo menos 600 estudantes de Candelária. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Ginevra Haubert da Silveira, o fórum da consciência negra deste ano foi organizado pensando nos desafios enfrentados pela juventude em vários espaços, entre eles a escola. Por isso, foi estabelecida uma parceria com a secretaria de Educação, oportunizando a todos os alunos a participação no evento.

Com o mesmo objetivo, a programação se repete nos turnos da manhã e da tarde. “Pensamos no jovem porque ele enfrenta muito o racismo, o bullying, a dificuldade de inclusão, nesse período de infância e adolescência. Mas toda a comunidade está convidada a participar do fórum e debater soluções para a desigualdade social e racial em nosso município”, destacou Ginevra.

HOMENAGEM
Outro momento especial do III Fórum Municipal da Consciência Negra será a homenagem a membros da comunidade Negra. De acordo com Ginevra, a ideia é reconhecer o esforço dessas pessoas, tanto na luta contra o racismo quanto na promoção da cultura negra. A secretária disse que os nomes dos homenageados serão mantidos sob sigilo, para que a lembrança seja surpresa.

Confira a programação:

>> 8h30 e 13h30 – Abertura

>> 9h e 14h – Momento cultural: apresentação da Beleza Negra de Candelária, Camila Santos

>> 9h15 e 14h15 – Espetáculo teatral “Iya Dudu”, com Sérgio Rosa

>> 10h e 15h – Roda de conversa com babalorixá Neto Padilha; ativista social e coordenadora do Movimento Pérola Negra, Vaneska Dias; Professor Luciano Ramos; e ator Sérgio Rosa

>> 16h – Homenagem a membros da comunidade negra de Candelária

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui