Filial das Lojas Americanas vai ser inaugurada até o fim do mês

Representantes da rede de varejo realizaram seleção na manhã da última quarta-feira (19). Mais de 150 pessoas compareceram

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Em busca de uma oportunidade, trabalhadores formaram uma longa fila. Fotos: Matias Ramos/JC

Depois de um silêncio constante e longos meses de espera, finalmente, ao que tudo indica, a filial das Lojas Americanas em Candelária vai abrir as portas. Considerada a quarta maior empresa varejista do país, a rede deve iniciar as atividades até o fim do mês de junho, embora ainda não haja uma definição sobre a data. A loja funcionará na Avenida Pereira Rego, 1216, ao lado da Casa de Cultura Marco Mallmann.

A previsão foi dada pela gerente da unidade de Santa Cruz do Sul e que coordenará inicialmente os trabalhos também no município, Grazieli Pinheiro. Na manhã de ontem (19), ela esteve na cidade e coordenou um processo seletivo para a contratação de auxiliar de loja e segurança, ocorrido na agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social do Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine).

Em busca de uma vaga, mais de 150 candidatos compareceram. Como a intenção da rede é acelerar essa etapa, uma triagem foi imediatamente realizada. Os candidatos fizeram provas de português e matemática em um primeiro momento. Quem obteve os melhores resultados passou para a próxima fase, que era das entrevistas.

Dificuldades

As amigas Júlia Caroline Cezar e Djuliana Heinze, 19 anos, foram as primeiras a chegar, por volta das 4 horas. Até o início da seleção, elas enfrentaram frio, chuva e sol. Júlia afirmou que o mercado de trabalho está difícil em Candelária e, por conta disso, o desempregado não deve se dar ao luxo de escolher determinados cargos. Ela se candidatou para a vaga de auxiliar de loja e se disse confiante na conquista do trabalho. À procura do primeiro emprego, Djuliana postula o mesmo cargo e sublinhou as palavras da amiga. Na visão da jovem, a falta de experiência é um desafio a ser superado e que as empresas poderiam oportunizar o aprendizado, ao invés de descartar os postulantes.

As jovens Júlia e Djuliana chegaram na fila ainda durante a madrugada

Mesmo com a experiência obtida com trabalhos anteriores na área varejista, Pietro Henrique da Silva, 24 anos, também percebe o quão complicado está o mercado de trabalho. Ele atribui as dificuldades enfrentadas ao imenso número de desempregados para uma oferta de vagas cada vez menor. Ou seja, enquanto essa tendência vigorar, o cenário vai ser complicado. Questionada sobre o tema, a secretária municipal de Indústria e Comércio, Gabriela Butzge, disse que não enxerga a imensa quantidade de candidatos como um ponto negativo. Para a titular da pasta, a maioria está em busca de oportunidades melhores de trabalho em uma empresa de renome como as Lojas Americanas.

A coordenadora da seleção, Grazieli Pinheiro, destaca que o número de vagas que serão disponibilizadas para a unidade candelariense ainda não foi definido, mas deve variar entre 10 e 15 funcionários. A carga horária é variável, de acordo com a função exercida. O salário médio, por sua vez, levará em conta os valores praticados no varejo regional, cerca de R$ 1.300,00, mais plano de saúde, vale-refeição e vale-transporte. Assim como a maior parte das outras redes, as Lojas Americanas não vão fechar ao meio-dia, com o horário de funcionamento das 8h30 às 18h30, entre segunda e sexta-feira, e das 8h30 às 17 horas, aos sábados. “A rede está em constante processo de expansão e a chegada ao município, além de gerar mais empregos, contribuirá para aproximar o consumidor da nossa marca”, salientou Grazieli.

Como será a loja em Candelária

As Lojas Americanas possuem três modelos de filiais: Tradicional, Express e Conveniência. A versão tradicional, com aproximadamente mil metros quadrados, reposição imediata dos produtos e 60 mil itens, pode ser conferida em municípios como Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul. Recentemente, a rede passou a investir em lojas de conveniência, nas quais as unidades podem ser instaladas até mesmo em escolas e hospitais, além do que já é visto tradicionalmente em postos de combustíveis.

Para Candelária, está previsto o “Express”, uma versão mais enxuta em relação às unidades das cidades vizinhas. Conforme a assessoria de imprensa da rede de varejo, esse espaço contará com uma média de 400 metros quadrados, 15 mil itens, de acordo com as características e o comportamento do consumidor local, além de uma logística conhecida como “Just-In-Time” (JIT). Nesse sistema, a demanda precisa ser atendida de forma instantânea, com qualidade e eficiência. Ou seja, é trabalhado o conceito do “bate-pronto”, com o produto desejado pelo cliente disponibilizado imediatamente. Os custos são amplamente reduzidos, pois não existe formação de estoque.

Fundada em Niterói, no Rio de Janeiro, pelos norte-americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, a rede completa 90 anos de atividades no dia 3 de setembro de 2019. São vendidos mais de 60 mil itens nos mais diversos departamentos e, atualmente, conta mais de 1,3 mil estabelecimentos espalhados por vários estados.

Mesmo com experiência, Pietro observa um mercado de trabalho complicado

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