Especial Dia da Mulher: Ivânnia, a força da mulher empreendedora

há 32 anos superando desafios no ramo, ela é inspiração para mulheres empresárias

0
Ivânnia Moraes é empreendedora há 32 anos e presidente da Acic - Foto: Djuliana Heinze/JC

Uma jornada no empreende-dorismo construída com amor, humildade, empatia e muita dedicação. Esta é a história de Ivânnia Portella de Moraes, empresária há 32 anos e primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), além de fonte de inspiração para outras mulheres empreendedoras do município.
Ser empreendedor, tomar conta do próprio negócio ou ter grandes cargos em empresas são um desafio e tanto. Desafio que é cada vez mais enfrentado e superado com maestria pelas mulheres. Este desafio é o que, de certa forma, move Ivânnia. “Eu gosto de me desafiar. Eu nunca acho nada ruim e nunca desisti de nada. Quando fui convidada para ir para a Acic pensei que era um desafio, algo diferente. Porque eu sozinha, lidando com minha vida e com as lojas é diferente de estar em um lugar que tu precisas ouvir outras pessoas, compartilhar experiências e ideias que devem ser analisadas para ver se dá certo. Sinto que a Acic me desafiou nessa parte”, comenta a presidente.
Nessa nova etapa de vida, como presidente de uma entidade de grande representatividade no município, Ivânnia acredita que precisa fazer a diferença. “Eu não posso fazer parte só por fazer. Se eu entrar em alguma coisa e não puder acrescentar, não puder deixar um legado, eu nem participo. Sempre fui assim. Se eu for, eu vou dar o melhor de mim”, ressalta Ivânnia.
A Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) tem 81 anos de atuação no município e, durante todos esses anos, apenas homens ocuparam o cargo de presidência. “Eu não tenho toda a bagagem e experiência que eles têm, mas eu tenho uma parte feminina de fazer as coisas acontecerem mais rápido, de ir atrás, de conseguir contatos. Eu tenho o apoio da diretoria e as coisas acontecem, mas não faço nada sozinha”, comenta Ivânnia.

“Hoje me sinto forte”, diz Ivânnia

Criada com bons princípios por sua família, a candelariense conta que essa foi a chave para estar onde está hoje. “Eu sempre digo que nós, mulheres, temos que ser felizes primeiro conosco. O que vem depois é consequência, porque tudo que sentimos vamos refletir. Ninguém sobe rapidamente na vida, e quem sobe rapidamente também desce rapidamente. Sempre teremos desafios e derrotas, mas também teremos o sabor da vitória, que é melhor ainda. Eu mesma sou como uma fênix, ressurgi das cinzas. Sempre digo para a minha filha ‘a vida é assim’, cada dia pode ser diferente. O que fica são as nossas experiências, que às vezes vêm na dor e às vezes no amor”, pondera a empresária.
Empreendedora no ramo óptico, Ivânnia tem os seus passos seguidos pela filha Cristiana Moraes Radünz, empreendedora e influenciadora digital, que é a sua maior motivação. “Eu não almejo dinheiro, eu almejo realização pessoal. Minha realização é fazer o plano e encontrar as pessoas que se encaixarão nele. Essa pessoa é a Cris, minha filha, que foi e é a minha maior motivação, sempre digo isso para ela. Passei por momentos que me fizeram pensar em desistir, mas eu tive que encarar e hoje eu me sinto forte, mesmo sendo pequeninha. Muitas noites eu não dormi, mas no outro dia eu botava o meu salto, pintava o rosto e ia, porque sabia que lá adiante eu iria dizer que consegui, por ela”, emociona-se Ivânnia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui